[weglot_switcher]

Taxas nos aeroportos de Lisboa e Porto sobem em Outubro

A ANA – Aeroportos de Portugal planeia fazer avançar já em outubro um aumento em 22 cêntimos nas taxas aeroportuárias cobradas em Lisboa e 11 cêntimos no Porto.
10 Julho 2017, 13h38

A ANA – Aeroportos de Portugal vai implementar um ajustamento nas taxas aeroportuárias, estando previsto um aumento das tarifas a partir de outubro em Lisboa e no Porto. Em causa estão atrasos na entrada em vigor das taxas reguladoras de 2017 e erros de estimativa do tráfego anual de passageiros, avança o ‘Jornal de Negócios’.

A gestora aeroportuária indica que os desvios da receita resultantes do atraso na aplicação das taxas reguladoras previstas para este ano lesou o grupo em 1,7 milhões de euros no tráfego de passageiros nos aeroportos de Lisboa, dos Açores, da Madeira e de Beja. A este prejuízo somam-se os registados no Porto, avaliados em 528 mil euros, e 288 mil euros contabilizados no aeroporto de Faro.

Face a isso, a ANA planeia fazer avançar já em outubro um aumento em 22 cêntimos nas taxas aeroportuárias cobradas em Lisboa e 11 cêntimos no Porto.

Em Faro, esta recuperação deve acontecer “em momento posterior”, com a gestora dos aeroportos de Portugal a explicar este adiamento com “a sazonalidade ainda existente” e a “redução sensível do volume de tráfego” nos meses de inverno. Os aeroportos de Faro e dos Açores devem conhecer aumentos de oito cêntimos. Já o aeroporto da Madeira não deverá sofrer qualquer subida.

A justificar este aumento está também a estimativa de que o tráfego de passageiros venha a aumentar 12,5% em Lisboa para os 31,3 milhões de passageiros. No Porto, a circulação deve ultrapassar os 10 milhões e em Faro pode chegar aos 8,5 milhões de passageiros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.