[weglot_switcher]

‘Telecoms’ procuram jovens talentos em gestão, engenharias e ciências de dados

Altice Portugal, NOS e Vodafone Portugal têm programas diferentes para recrutar jovens universitários ou recém-formados. Há estágios e programas ‘trainee’ que podem culminar na integração de jovens talentos nos quadros das três principais empresas de telecomunicações nacionais.
1 Abril 2021, 17h50

As empresas de telecomunicações estão à procura dos melhores jovens talentos, em Portugal, em áreas que vão desde a economia e gestão até ao marketing e à ciência dos dados. A Altice Portugal, a NOS e a Vodafone Portugal têm programas específicos, com diferentes métodos, para integrar jovens estudantes universitários, finalistas de licenciatura ou mestrado e recém-formados com mestrado. Os programas da Altice e da Vodafone já abriram e as candidaturas estão abertas até 31 de maio.

A Vodafone apresentou a edição de 2021 do seu plano de captação de jovens talentos no final de março. A 30 de março, a empresa liderada por Mário Vaz anunciou ter três programas diferentes para estudantes universitários e jovens finalistas de licenciatura ou mestrado. A seleção dos jovens talentos dependerá das áreas de interesse e das habilitações académicas.

No caso da empresa cuja sede se localiza no Parque das Nações, em Lisboa, há estágios e programas trainee em áreas como tecnologia, marketing & comercial, digital, analítica de dados e funções corporativas.

O programa mais emblemático da empresa é o Vodafone Youth Discover Graduates, que é basicamente um programa trainee de dois, cujo objetivo é integrar os melhores finalistas de mestrado e recém-mestres nos quadros da Vodafone Portugal. Em comunicado, a empresa diz que quer preparar “os próximos líderes”. Nos últimos dez anos, a Vodafone já acolheu mais de 250 jovens nos seus quadros, através deste programa.

O Vodafone Youth Internships e o Vodafone Youth Summer Internships são os outros dois programas abertos. O primeiro assenta em estágios de 12 meses, que são preparados para estudantes de licenciatura e de mestrado, nas áreas de . O segundo consiste em estágios de verão, entre os meses de junho e setembro, com uma duração até 3 meses.

Tendo em conta o contexto pandémico, qualquer um dos programas pode ser desenvolvido num formato 100% digital, sendo que os jovens talentos selecionados vão, obrigatoriamente, passar por áreas de negócio distintas, em rotação de funções. O domínio da língua inglesa é um requisito obrigatório e a experiência internacional é um critério valorizado.

A par da Vodafone, a Altice Portugal tem desde o início de março aberto a edição de 2021 do programa ‘DarWin’ (é a segunda edição). A dona da Meo, que tem sede em Picoas, Lisboa, procura jovens talentos nas áreas de engenharia, matemática, ciência dos dados, tecnologias da informação, gestão e marketing.

A empresa liderada por Alexandre Fonseca procura estudantes universitários finalistas nas áreas mencionadas e outras similares, em licenciatura ou mestrado. A empresa oferece um estágio profissional de um ano com bolsa e compromete-se a acompanhar o desenvolvimento profissional dos trainees, com iniciativas de teambuilding, formação e mentoria.

Além de conhecimentos nas áreas requeridas, a Altice pede criatividade e ambição. Os estágios poderão ser desenvolvidos nas cidades de Lisboa ou Porto e nas regiões insulares dos Açores e da Madeira.

A NOS também tem um programa de trainee, procurando integrar na empresa liderada por Miguel Almeida os melhores jovens talentos nas áreas tecnológicas e de gestão.

O programa da NOS denomina-se Alfa e divide-se em dois planos distintos: o NOS Alfa Tech e o NOS Alfa Biz. No primeiro, a empresa de telecomunicações procura integrar jovens nas áreas de analítica avançada, cibersegurança, desenvolvimento de software e engenharia de sistemas. No segundo, a NOS procura jovens para as áreas de marketing, comercial, gestão de projeto e serviço ao cliente. Sobre o programa da NOS ainda não há informações referentes à edição de 2021.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.