[weglot_switcher]

Telecomunicações. Queixas contra operadoras sobem 47%

“O mês de janeiro de 2023 foi aquele que registou o maior número de queixas do trimestre, altura em que, as duas operadoras (MEO e NOS) se preparavam para o aumento dos tarifários a aplicar em fevereiro”, indica o portal da queixa.
19 Abril 2023, 16h00

O Portal da Queixa revelou que recebeu, no primeiro trimestre do ano, mais de 3.200 reclamações dirigidas às operadoras de telecomunicações, o que corresponde a um aumento de 47% face a 2022.

Entre as reclamações, 46% dos consumidores queixam-se do “aumento de preços praticado, este ano, pelas três grandes operadoras do mercado”. “Das reclamações sobre aumento de preço – o número dispara 108% este ano – com 49% dos consumidores queixosos a ponderar a rescisão e troca de operadora”, aferiu o Portal da Queixa.

“As reclamações dos consumidores dirigidas às operadoras de telecomunicações, motivadas pela subida de preço, registaram um crescimento na ordem dos 108% no primeiro trimestre (1.478), face ao mesmo período de 2022 (710)”, indicou o Portal da Queixa.

Já na origem de 18% das reclamações, o Portal da Queixa apontou que “está a cobrança indevida das operadoras; os problemas com o cancelamento do serviço absorvem 10% das queixas e o mau funcionamento do serviço 10% também”.

“Com um volume de 1.219 reclamações, o mês de janeiro de 2023 foi o mais reclamado do trimestre, altura em que, as duas operadoras (MEO e NOS) se preparavam para o aumento dos tarifários a aplicar em fevereiro, mês que acolheu 1.020 reclamações”, referiu.

Tendo em conta as reclamações, “49% dos consumidores pondera a rescisão e troca de operadora e 37% alega incumprimento de contrato por estarem ainda fidelizados”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.