[weglot_switcher]

Tencent, a primeira empresa chinesa a valer 500 mil milhões de dólares em bolsa

Pouco conhecida fora da China, a Tencent tem participações no Snapchat e na Tesla e é liderada pelo homem mais rico da Ásia, Ma Huateng.
  • Tencent ultrapassa a Apple como maior empresa do mundo
20 Novembro 2017, 14h16

A Tencent alcançou esta segunda-feira uma capitalização em bolsa de 500 mil milhões de dólares (424 mil milhões de euros aproximadamente), tornando-se na primeira empresa chinesa a “ombrear” com a elite empresarial norte-americana.

Após ter apresentado lucros na ordem dos 2,3 mil milhões de euros, esta capitalização bolsista em Hong Kong colocou cada ação da Tencent a valer uma média de 45,4 euros. O grupo chinês equipara-se agora a empresas como Apple, a Microsoft ou a Alphabet.

A brutal valorização da Tencent foi fortemente estimulada pelo lançamento de duas spin-off da empresa, pelo seu motor de busca e pelos ganhos sólidos do terceiro trimestre.

Fundada em 1998, a Tencent domina o mercado na China. Tem uma ação muito semelhante à do Facebook, sendo a grande beneficiária do bloqueio chinês à empresa de Mark Zuckerberg.

Pouco conhecida fora da China, a Tencent tem participações no Snapchat e na Tesla. Os serviços que oferece atravessam qualquer hábito do comum cidadão: conversar, comer, pagar, jogar e ouvir música. O seu grande sucesso é a plataforma WeChat onde, segundo o Financial Times, mais de metade dos seus 980 milhões de utilizadores dispensa mais de 90 minutos na aplicação.

Liderada pelo homem mais rico da Ásia, Ma Huateng, a estratégia da Tencent é construir um ecossistema de tecnologia que compre uma fatia cada vez maior do tempo e do dinheiro dos seus utilizadores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.