Terrorismo em França: Este ano foram abortados dois projetos de atentados no país

O ministro do Interior francês, Gérard Collomb, afirmou hoje que neste ano foram abortados dois projetos de atentados no país contra militares da operação antiterrorista Sentinelle e contra uma infraestrutura desportiva.

Collomb disse à rádio Europe 1 que a planificação destes ataques “não estava completamente finalizada” e adiantou que somente estavam previstos no sul e oeste da França.

As pessoas por trás desses atentados, sobre os quais o ministro não adiantou mais detalhes, estão nas mãos das autoridades.

“O terrorismo vai durar, entretanto, vários anos. A ameaça continua a existir”, concluiu Collomb, na mesma semana em que o Executivo francês apresentou um novo plano com 60 medidas para travar o aumento de pessoas cadastradas como potencialmente radicalizadas, que em 2018 situa-se em quase 20.000, pelo menos mais 60% do que em 2016.

Recomendadas

Putin e a perigosíssima cartada nuclear. Ouça o podcast “A Arte da Guerra”

A cartada nuclear do presidente da Rússia parece ter colocado o conflito a leste num outro patamar. Em Israel, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, vê testada pela enésima vez a sua capacidade resiliência. Ouça a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.

Bulgária vai a votos pela quinta vez em dois anos

A instabilidade política e a crise económica marcam os dias dos búlgaros – que vão mais uma vez a votos este domingo. Mas as sondagens indicam que o impasse deverá manter-se, num país que sugere ser ingovernável.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.
Comentários