[weglot_switcher]

Theresa May quer copiar acordos comerciais da UE no pós-Brexit

A primeira-ministra britânica sublinha que depois de abandonar o bloco europeu, o país estará livre para escolher com quem quer renegociar e alterar os termos dos acordos comerciais que tinha enquanto membro da UE.
30 Agosto 2017, 15h27

A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou esta quarta-feira que quer replicar os acordos comerciais da União Europeia com outros países fora do bloco europeu, depois de as negociações do Brexit estarem terminadas. Theresa May destaca a liberdade para apostar em novos mercados comerciais como umas das principais vantagens da saída da União Europeia, enquanto as empresas demonstram preocupação com as futuras relações comerciais com Londres.

“Há uma série de acordos comerciais que a União Europeia tem com outros países que estamos a analisar, para ver se há a possibilidade de serem trazidos para dentro, através de acordos comerciais entre esses países e o Reino Unido”, afirmou Theresa May, à entrada para uma reunião com primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

A líder britânica tem procurado tranquilizar os investidores externos, garantindo que a economia britânica, cujo crescimento tem sido nos últimos meses mais lento, vai florescer após a saída do Reino Unido da União Europeia. Theresa May sublinha que depois de abandonar o bloco europeu, o país estará livre para escolher com quem quer renegociar e alterar os termos dos acordos comerciais que tinha enquanto membro da UE como entender.

A União Europeia tem acordos comerciais externos com países como a Suíça e a Coreia do Sul e está neste momento prestes a celebrar o seu próprio acordo com o Japão. Theresa May assume que o Reino Unido foi um dos Estados-membros a avançar com a parceria comercial com a economia nipónica e não descarta uma possível renegociação de um acordo para o Reino Unido com o Japão no futuro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.