[weglot_switcher]

Titulares de órgãos de soberania começam a ser vacinados na próxima semana, sublinha Marta Temido

Findo o plano de vacinação nos lares, segue-se uma nova fase onde serão vacinados os titulares dos órgãos de soberania. Esta semana, estão a ser feitos os contactos para que estes titulares possam começar a ser vacinados no início da próxima semana.
25 Janeiro 2021, 12h47

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou esta segunda-feira em conferência de imprensa, e após reunião com a task force do plano de vacinação contra a Covid-19, que os titulares de órgãos de soberania irão começar a ser vacinados na próxima semana.

Desta forma, os titulares de órgãos de soberania irão ser incluídos na mesma fase do plano de vacinação de profissionais da emergência pré-hospitalar como bombeiros, profissionais das forças de segurança, realçou a governante.

Detalhando, a ministra da Saúde realçou que esta semana estão a ser feitos os contactos para que possam começar a ser vacinados no início da próxima semana.

Além dessa nova fase, Marta Temido realçou que, na próxima semana, inicia-se a vacinação das pessoas com mais de 50 anos com morbilidades identificadas com risco para o internamento para a Covid-19, ou seja, doença coronária, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou doença pulmonar obstrutiva crónica. A ministra de Saúde realçou que esse grupo é constituído por meio milhão de pessoas.

A ministra da Saúde realçou esta segunda-feira que, nesta fase do plano de vacinação, as vacinas estão a ser administradas em profissionais de saúde de estruturas residenciais para idosos da rede nacional de cuidados continuados e integrados e de utentes destas estruturas. Nesse sentido, Marta Temido acredita que até ao final deste mês estejam vacinas cerca de 100 mil profissionais de saúde considerados prioritários, do INEM, Instituto Nacional Ricardo Jorge, Instituto Português do Sangue e da Transplantação, mas também do Hospital das Forças Armadas, do Instituto Nacional de Medicina Legal e serviços de saúde dos sistemas prisionais e dos hospitais do setor privado e social que estejam a receber doentes Covid-19 ao abrigo do acordo com o SNS.

Até esta segunda-feira, dia 25 de janeiro, já foram vacinados mais de 160 mil pessoas entre profissionais e residentes das estruturas residenciais para idosos e da rede nacional de cuidados continuados e integrados, pelo que esta semana deverá terminar a vacinação destas estruturas. Tal como já tinha sido referenciado, ficam para já excluídos os lares onde existem surtos, que irão entrar mais tarde neste processo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.