[weglot_switcher]

Todos sabem que 116 é o número certo para evitar emergências

Garantir “metade mais um” dos deputados é aquilo a que António Costa e Rui Rio aspiram nas legislativas de 30 de janeiro. Se não o conseguirem terão de fazer acordos à esquerda, à direita ou ao PAN, mas PRR e Covid-19 podem justificar governo de iniciativa presidencial.
2 Janeiro 2022, 11h00

Qualquer dúvida que pudesse subsistir foi desfeita por António Costa na entrevista intimista que concedeu na segunda-feira à CNN Portugal, permitindo apreciar a concentração de objetos de design nacional no gabinete que pretende continuar a ocupar na residência oficial do primeiro-ministro. O secretário-geral do PS, favorito à vitória nas legislativas de 30 de janeiro segundo todas as sondagens até hoje divulgadas, esclareceu que pretende uma maioria de “metade mais um” dos 230 deputados da Assembleia da República.

Mesmo sem utilizar a palavra “absoluta”, até hoje só alcançada por José Sócrates entre os socialistas, e ultimamente substituída por sinónimos mais discretos, como o “robusta” muito típico da novilíngua pandémica, Costa referiu-se ao número que tem sido o elefante no canto do hemiciclo: 116 é a fasquia que tanto ele como Rui Rio, a quem elevou a único outro “candidato a primeiro-ministro” precisam de transpor. Não por qualquer meio necessário, pois tanto ele como o reeleito líder social-democrata traçaram um emaranhado de alegadas linhas vermelhas que excluem várias soluções governativas, mas talvez com outros protagonistas à frente dos seus partidos.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.