[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não deve perder na economia e nos mercados esta semana

Cinco reuniões de bancos centrais, a votação do acordo do Brexit, a reforma fiscal norte-americana e a entrada da bitcoin no mercado de futuros de Chicago vão prender a atenção dos mercados esta semana.
11 Dezembro 2017, 07h25

Bancos Centrais lançam fundações para 2018

Cinco bancos centrais têm reuniões marcadas para esta semana, sendo que o principal foco está nos EUA com os investidores a esperarem que a Reserva Federal norte-americana suba, na quarta-feira, a taxa de juro de referência pela terceira vez esta ano. O Banco Central Europeu (BCE) termina a reunião de política monetária na quinta-feira e o foco vai estar nas projeções macroeconómicas, depois de a instituição ter anunciado que vai começar a reduzir os estímulos em janeiro. O Banco de Inglaterra, o Norges Bank e o Banco Nacional da Suíça também têm reuniões marcadas para quinta-feira.

Acordo do Brexit cada vez mais próximo

A Comissão Europeia e o Reino Unido chegaram na sexta-feira a acordo para um Brexit que terá um custo de 39 mil milhões de libras. Esperam-se agora os desenvolvimentos já que Parlamento Europeu inicia na segunda-feira, em Estrasburgo, uma sessão plenária marcada pelo debate e votação, na quarta-feira, de uma resolução sobre o acordo para o Brexit. Logo a seguir à notícia de que o acordo tinha sido assinado entre Bruxelas e Londres, a libra esterlina começou a valorizar face ao euro e ao dólar, tendo chegado a valer 1,149 euros, o nível mais alto desde junho passado, e 1,350 dólares.

Reforma fiscal e bitcoin em destaque

Nos Estados Unidos, o foco vai continuar na reforma fiscal, numa altura em que o Senado e a Câmara de Representantes têm de chegar a consenso sobre a aprovação da lei final dos impostos. Por outro lado, a criptomoeda bitcoin estreiou-se às 23 horas (de Lisboa) deste domingo no mercado de futuros de Chicago (CBOE), o que impulsionou esta semana os ganhos da criptomoeda, que bateu novos recordes. O primeiro dia de operações será esta segunda-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.