Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Termina o aumento de capital de 100 milhões da Greenvolt, Parlamento decide se chama ministro Pedro Nuno Santos sobre aeroporto do Montijo e Chega quer ouvir Governo sobre proteção a menores depois da morte da menina Jéssica de três anos em Setúbal são alguns dos eventos em destaque esta semana.

Segunda-feira, 4 de julho

Evento em destaque: Termina o período de subscrição do aumento de capital da Greenvolt

Outros eventos em foco:

INE – Estatísticas da Produção Industrial – Dados provisórios 2021

Eurostat – Dados principais sobre empresas europeias – 2022

Eurostat – Preços de produção industrial – maio

Terça-feira, 5 de julho

Evento em destaque: Anúncio dos resultados da oferta de ações da Greenvolt

Outros eventos em foco:

Banco de Portugal – Nota de Informação Estatística – Taxas de juro de novas operações de empréstimos e depósitos

INE – Índice de Custos de Construção de Habitação Nova – maio

Parlamento. Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão – 11h00 – Audiência com a Comissão de Trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos, sobre o modelo de gestão adotado pela atual administração da Caixa Geral de Depósito, no que respeita ao plano estratégico futuro e a diversos aspetos que afetam os trabalhadores.

Grupo de Trabalho – Comunicações Eletrónicas | Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação – 14h00 – Audição à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM)

Parlamento: 15h00 – Audição à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM)

Parlamento: 15h00. Audição do bastonário da Ordem dos Médicos Miguel Guimarães âmbito da apreciação na especialidade dos Projeto de Lei n.º 71/XV/1.ª (BE) – «Altera as atividades específicas associadas a compensação em unidades de saúde familiar, de forma a eliminar discriminações de género na prática clínica» e do Projeto de Lei n.º 88/XV/1.ª (PAN) – «Elimina a discriminação de género nos critérios de compensação associada às atividades específicas dos médicos».

Parlamento: 15h00 – Comissão de Ambiente e Energia – Audição conjunta presencial sobre a aprovação do Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede de Transporte – PDIRT-E 2021 (período 2022-2031) e do Plano de Desenvolvimento e Investimento da RNTIAT – PDIRG 2021 (período 2022-2031): ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos | REN – Operador da Rede Nacional de Transporte de Eletricidade (RNT) |Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG)

Parlamento – Comissão de Ambiente e Energia: Apreciação e votação do Requerimento apresentado pelo GP do BE para Audição, da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), da Redes Energéticas Nacionais (REN) e do Operador de Mercado Ibérico de Eletricidade (OMIE) acerca das condições em que ocorreu, durante quatro horas, a venda de eletricidade no mercado grossista português.

Grupo de Trabalho – Autoridade da Concorrência | Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação
– 17h00 – Audição à Autoridade da Concorrência (AdC)

Eurostat – Contas setoriais – primeiro trimestre 2022

Eurostat – balança de pagamentos primeiro trimestre 2022

Quarta-feira, 6 de julho

Evento em destaque: Parlamento: 09h30. Comissão de Economia vota requerimentos do PCP e do BE para ouvir o ministro das Infraestruturas sobre o novo aeroporto no Montijo

Outros eventos em foco:

Parlamento: 10h00.  Audição à ANA – Aeroportos de Portugal, a requerimento do PSD na Comissão de Economia

Parlamento: 10h00. Comissão de Orçamento e Finanças – Discussão e votação do requerimento apresentado pelo GP PSD para audição urgente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)

Parlamento: 10h00 – Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão vota requerimento do Chega para audição da Senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, sobre as falhas no sistema de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens, que culminaram na morte de uma menor de 3 anos

Parlamento: 15h00 – Interpelação do PCP ao Governo sobre “política geral, centrada nas soluções para a defesa do poder de compra e das condições de vida do povo, travando o aumento de preços e assegurando o aumento dos salários e pensões”.

Eurostat – comércio de retalho 2022

Eurostat – preços produção industrial – maio

Eurostat – produção de serviços – abril

Quinta-feira, 7 de julho

Evento em destaque: Parlamento: 15h00 – Debate de atualidade, requerido pelo CH, sobre “A salvaguarda dos direitos das crianças”

Outros eventos em foco:

INE – Estatísticas do Turismo – 2021

Eurostat – dados de turismo – março

Eurostat – proteção temporária para pessoas a fugir da Ucrânia – maio

Sexta-feira, 8 de julho

Evento em destaque: Parlamento: 10h00 – Debate sobre política setorial com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Outros eventos em foco:

INE – Índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Indústria – maio

Eurostat – índice preço das casas – primeiro trimestre

Eurostat – transporte aéreo – voos comerciais – junho

Banco de Portugal – Nota de Informação Estatística – Emissões de títulos

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 11 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.

Respostas rápidas: Fisco explica como funciona taxa sobre embalagens de utilização única

Afinal, a nova contribuição sobre as embalagens de uso único aplica-se também às que sejam feitas de plástico biológica, indica o Fisco, numa série de esclarecimentos. Adianta também que a contribuição está sujeita a IVA.

Governo reforça abono de família e altera os escalões (com áudio)

Conselho de Ministros aprovou “medidas estruturais, definitivas e transformadoras” no apoio às famílias com crianças, salientou a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.
Comentários