PremiumTrabalhadores do Fisco com queixa no MP por acesso indevido a dados

Acesso a dados fiscais resultou em queixas no Ministério Público (MP) contra trabalhadores do Fisco, o que é “escandaloso”, diz a presidente do STI, Ana Gamboa.

Na visão do STI, como se pode melhorar a relação entre a AT e o contribuinte?
Dotar os trabalhadores da AT dos equipamentos adequados, da formação necessária e reforçar os quadros, penso que isso poderia, como consequência, melhorar a relação com o contribuinte. Muitas vezes, o que faz com que a relação seja mais tensa tem precisamente a ver com a sobrecarga que existe, o que impede que os trabalhadores estejam totalmente focados e disponíveis. Por outro lado, [é preciso] reforçar a comunicação, no sentido de o recurso aos canais alternativos de atendimento ser mais conhecido.

No plano de atividades da Inspeção, diz-se que o Fisco pretende apertar o certo às manifestações de fortuna. Há recursos humanos e não só para cumprir esse objetivo?
A nível de cruzamento de informação, é possível fazer já algum trabalho significativo. Mas, se tivermos mais inspetores, há todo um trabalho de observação no terreno que também pode ser acionado.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Preços das importações crescem mais do que as das exportações e agravam perda dos termos de troca de Portugal

Os preços implícitos das importações subiram 26%, enquanto os das exportações aumentaram 18,6%. Resultado? Agravou-se a perda dos termos de troca de Portugal, o que vem acontecendo há vários meses, sobretudo, por efeito da crise energética.

Taxas de juro implícitas no crédito à habitação sobem para 0,912% em julho

Num boletim divulgado esta manhã, o INE revela que, nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro ascendeu a 1,289%, uma percentagem correspondente a um aumento de 13,1 p.b. em relação ao registado em junho.

Seca contribuiu para a segunda pior campanha de cereais de inverno dos últimos 105 anos

Além dos cereais, também a produção de batata, macieiras e pereiras foram especialmente afetados pela seca no país.
Comentários