[weglot_switcher]

Trabalhadores do Fisco com queixa no MP por acesso indevido a dados

Acesso a dados fiscais resultou em queixas no Ministério Público (MP) contra trabalhadores do Fisco, o que é “escandaloso”, diz a presidente do STI, Ana Gamboa.
6 Agosto 2022, 07h00

Na visão do STI, como se pode melhorar a relação entre a AT e o contribuinte?
Dotar os trabalhadores da AT dos equipamentos adequados, da formação necessária e reforçar os quadros, penso que isso poderia, como consequência, melhorar a relação com o contribuinte. Muitas vezes, o que faz com que a relação seja mais tensa tem precisamente a ver com a sobrecarga que existe, o que impede que os trabalhadores estejam totalmente focados e disponíveis. Por outro lado, [é preciso] reforçar a comunicação, no sentido de o recurso aos canais alternativos de atendimento ser mais conhecido.

No plano de atividades da Inspeção, diz-se que o Fisco pretende apertar o certo às manifestações de fortuna. Há recursos humanos e não só para cumprir esse objetivo?
A nível de cruzamento de informação, é possível fazer já algum trabalho significativo. Mas, se tivermos mais inspetores, há todo um trabalho de observação no terreno que também pode ser acionado.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.