[weglot_switcher]

Tráfego aéreo gerido pela NAV Portugal caiu 92% em maio

No mês passado, a NAV controlou pouco mais de 5.400 movimentos de tráfego de aviões no espaço aéreo nacional, o que compara com 69 mil movimentos em maio de 2019.
16 Junho 2020, 13h01

O tráfego aéreo em Portugal gerido pela NAV registou uma quebra de 92% no passado mês de maio em comparação com o período homólogo de 2019.

No passado mês de maio, a NAV controlou pouco mais de 5.400 movimentos de tráfego de aviões no espaço aéreo nacional, o que compara com 69 mil movimentos em maio de 2019.

“A NAV Portugal geriu 5.408 voos em maio, uma quebra de 92,1% face ao mesmo mês do ano passado, depois de em abril a queda se ter situado em 94,2%, números que confirmam o forte impacto das medidas de contenção da pandemia Covid-19 na aviação civil”, destaca um comunicado da NAV Portugal, empresa pública responsável pela gestão do tráfego aéreo no nosso país.

De acordo com um comunicado da NAV, “depois de nos dois primeiros meses do ano o tráfego controlado pela NAV Portugal nas suas regiões de informação de voo ter ficado em linha com os números de 2019, em março, com o gradual avanço de medidas de confinamento e sucessivos encerramentos ou limitações a espaços aéreos, o tráfego caiu 36%”.

“Já em abril e em maio, as quedas mensais superaram os 90%”, assinala o referido comunicado.

“Desta forma, e considerando os primeiros cinco meses do ano, o tráfego gerido pela NAV Portugal acumula atualmente uma queda de 47% face a 2019. Se entre janeiro e maio do ano passado o tráfego totalizou 322,5 mil voos, no mesmo período deste ano o tráfego acumulado encontra-se em 171 mil movimentos”, precisa a NAV.

De acordo com os responsáveis da NAV, “apesar da gradual retoma de algumas ligações aéreas, numa recuperação que se intensificará no que resta de junho e nos meses de verão, certo é que ainda é difícil antever o regresso à normalidade na evolução do tráfego aéreo”.

“Ainda assim, e apesar de ser evidente que os números do tráfego irão persistir em queda no futuro próximo, estima-se que as quedas não regressem aos valores registados em abril e maio”, prevê a empresa responsável pela gestão do tráfego aéreo em Portugal.

Em resumo, o espaço aéreo português perdeu quase metade do tráfego nos primeiros cinco meses do ano, o tráfego deverá continuar abaixo dos registos de 2019, mas esperam-se quedas menos abruptas já a partir de junho.

“A este propósito, destaque-se, por exemplo, que na primeira semana de junho os voos geridos pela NAV Portugal na RIV de Lisboa – que engloba Portugal Continental e o Arquipélago da Madeira – subiram para uma média diária de 149, quando nas duas semanas anteriores esta média se situou em 119 e 125, respetivamente”, revela o comunicado em questão.

Os responsáveis da NAV observam ainda que o total de voos geridos pela empresa, ou ‘movimentos’, inclui não apenas os voos com origem/destino em aeroportos portugueses, mas também aqueles que sobrevoam o espaço aéreo sob responsabilidade portuguesa – que totaliza mais de 5,8 milhões de quilómetros quadrados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.