Transferência de bens. Saiba em que consiste uma declaração de usufruto

Imagine que deseja doar a sua casa, mas que, enquanto for vivo, deseja continuar a viver na mesma. Para que esta situação seja comprovada legalmente, é necessário que se faça e publique uma declaração de usufruto, reconhecida por um Cartório Notarial.

A declaração de usufruto é um documento que protege um consumidor que tenha o objetivo de transferir a sua propriedade de um bem para outra pessoa. Essa transferência, no entanto, permite que esse consumidor, caso o deseje, continue a usufruir desse mesmo bem durante a sua vida.

Vejamos um exemplo. Imagine que deseja doar a sua casa, mas que, enquanto for vivo, deseja continuar a viver na mesma. Para que esta situação seja comprovada legalmente, é necessário que se faça e publique uma declaração de usufruto, reconhecida por um Cartório Notarial.

O que é que muda com esta declaração? O proprietário passa a ser quem recebe a doação, não obstante o antigo proprietário ter o direito a habitar na casa.

Esta é uma opção especial para consumidores que enfrentam constrangimentos financeiros, dado que os direitos da declaração de usufruto se mantêm mesmo em situação de venda. Isto é, poderá vender o imóvel e continuar a usufruir da habitação (que deixará de ser sua).

Porém, é difícil encontrar consumidores que queiram aceitar estas condições. O usufrutuário (a pessoa a quem recai o usufruto) fica com a responsabilidade de administrar o bem, zelar pela sua conservação, bem como assegurar as despesas administrativas do imóvel, tais como taxas/impostos e o normal funcionamento/manutenção.

Do lado do proprietário ficam os encargos com as reparações excecionais, tais como canalizações, construção do prédio, entre outros deste género.

A anulação deste género de contratos é possível? Sim! Havendo mútuo acordo entre as partes envolvidas pode formalizar-se, em cartório, o términus deste contrato.

Procure por mais informação, antes de fazer ou aceitar um contrato destes.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Recomendadas

Dificuldades em pagar as contas? Processo de insolvência singular pode ser um caminho

O consumidor em situação ou na iminência de incumprimento e sem qualquer perspetiva, a médio ou longo prazo, de que a sua situação financeira se altere poderá recorrer ao tribunal para pedir a insolvência singular.

Comparadora de seguros HelloSafe recebe mais quatro milhões para expandir em Portugal

“Este financiamento irá apoiar a nossa ambição de nos tornarmos a plataforma internacional número um em Portugal para comparar produtos financeiros e de seguros”, diz Oleksiy Lysogub, cofundador da empresa canadiana. ‘Insurtech’ vai contratar 40 pessoas.

Saiba que tipo de informação é dada pela nova etiqueta energética

A informação que consta da etiqueta varia conforme o equipamento, mas existe um conjunto de informação comum.
Comentários