[weglot_switcher]

Três em cada quatro portugueses vão viajar nas férias de verão, indica estudo

Málaga é o destino mais escolhido pelos portugueses para viajar neste verão. O mês de julho surge como aquele em que são mais os que pretendem viajar. De entre aqueles que fazem planos de viagens, quase três em cada cinco têm no carro particular o meio de transporte escolhido e 28% escolhe o avião.
30 Maio 2023, 18h04

O turismo no verão de 2023 promete e mais de um em cada quatro portugueses (77%) têm planos para fazer pelo menos uma viagem de férias durante a estação mais quente do ano. As pesquisas por voos também aumentaram, na ordem de 23%, assim como as de hotéis, em cerca de 33% face ao ano passado, de acordo com os dados recolhidos por um estudo realizado pelo “Jetcost”, um motor de busca de voos e hotéis.

Em comunicado, aquela organização refere que os números indicam que um em cada nove (11%) vai esperar até ao último momento para tomar uma decisão sobre viajar, ou não, no verão, sendo que o orçamento disponível é a principal condicionante. Em simultâneo, são poucos mais (12%) os que não tem quaisquer planos de viajar.

No que diz respeito aos meses eleitos para realizar estas viagens, o favorito é, por norma, o de julho, com a preferência de dois em cada cinco portugueses (40%). Segue-se agosto, com 36% das preferências. Junho e setembro surgem com as menores preferências, cada um com 12%.

Noutros aspetos, o automóvel particular destaca-se como principal meio de transporte para estas viagens, estando presente nos planos de quase três em cada cinco portugueses (59%). Segue-se o avião (28%) e o autocarro (8%). Destas viagens quase metade é feita em família (49%), ao passo que perto de uma em cada quatro se faz em casal (24%). Seguem-se as viagens com amigos, em um quinto dos casos (20%) e as viagens a sós (7%), de acordo com o estudo citado.

O destino mais escolhido pelos portugueses é Málaga, no sul de Espanha. Seguem-se Veneza e Budapeste entre as principais escolhas para este verão. Logo atrás, surgem as capitais europeias Paris e Londres. No que diz respeito aos destinos de longa distância, o Brasil é o denominador comum. A liderança pertence a São Paulo, seguindo-se Praia e o Rio de Janeiro. A quarta e quinta posições pertencem a Nova Iorque e Marraquexe.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.