[weglot_switcher]

Três iPhones e um Apple Watch: os ‘frutos’ da ‘macieira’ de Tim Cook

Num evento que durou menos de duas horas, a Apple apresentou ontem, no auditório Steve Jobs, a quarta geração do Apple Watch e três novos iPhones que são uma evolução do iPhone X.
13 Setembro 2018, 07h05

Eram dez da manhã em Cupertino, na Califórnia, quando Tim Cook subiu ao palco do auditório Steve Jobs para dar início ao tão esperado evento da Apple. Muito se escreveu sobre os novos produtos, havendo quem especulasse que, para além da quarta geração do Apple Watch, três iPhones, incluindo uma versão low-cost, a Apple iria anunciar um novo iPad e um carregador sem fios capaz de dar energia a todos os seus dispositivos móveis.

O Apple Watch Series 4 é o guardião da saúde pessoal do seu utilizador

Em pouco menos de duas horas, a Apple apresentou apenas quatro produtos novos. O evento iniciou-se com o Apple Watch Series 4, a quarta geração deste projeto começado por Tim Cook em 2015. Sobre este wearable, o atual CEO da Apple revelou tratar-se não apenas do smartwatch nº 1 do mundo, mas também do relógio nº 1 do planeta. Além de um design moderno e mais apelativo, com os ‘cantos redondos’, o Apple Watch Series 4 tem um écrã 30% mais largo do que o seu antecessor, tendo um display mais amplo. O microfone também foi alargado para optimizar o uso da voz enquanto o novo user interface é agora mais cativante para os utilizadores, permitindo uma experiência mais imersiva.

No entanto, e seguindo a tradição do Apple Watch, a grande inovação do Watch apresentado tem que ver com o facto de, como lhe chamaram, se ter tornado num guardião da saúde do seu utilizador. O Apple Watch 4 tornou-se no primeiro produto tecnológico que dá ao seu utilizador a oportunidade de fazer um electrocardiograma em tempo real, onde quiser e quando quiser. O relatório com os resultados é guardado e pode depois ser enviado para um médico. Esta revolução tecnológica, que traz a medicina avançada para o pulso dos clientes da Apple, foi talvez o ponto mais alto do dia.

A função de garante do bem estar físico do seu utilizador é ainda incrementada com sensores de movimento. O Apple Watch Series 4 consegue agora detetar quando uma pessoa está preste a cair, seja para a frente, seja para trás e, automaticamente, dá início a uma chamada de emergência. O utilizador, se quiser, pode cancelar esta chamada; caso contrário, ela prossegue.

Com três cores disponíveis,  alúminio, preto e cinzento, o novo Apple Watch é cada vez mais um assistente pessoal e traz ainda novidades nas braceletes. Está disponivel em duas versões, sendo que a primeira custa 399 dólares e a segunda, celular, custa 499. Estará disponível para pré-reserva a partir do dia 14 de setembro e deverá chegar às lojas no próximo dia 21. O Apple Watch 3 continuará ser comercializado, mas com um novo preço de 279 dólares.

A evolução do iPhone X – um smartphone para (quase) todos

Não durou muito tempo até que Tim Cook regressasse ao palco para introduzir os novos iPhones que foram apresentados como o “próximo passo do iPhone com mais sucesso de sempre”, o iPhone X. O mundo assistiu à apresentação de três novos iPhones que, pelo nome, parecem ser uma evolução do iPhone X: o iPhone XS, o iPhone XS Max e o iPhone XR, este último a preços mais acessíveis.

Mais do que o design dos novos iPhones, a apresentação da Apple focou-se mais nas componentes internas dos novos smartphones que permitem uma utilização mais rápida, lançando apps a uma velocidade 30% mais acelerada. O novo microprocessador da Apple, “o chip mais avançado alguma vez instalado num smartphone“, é o novo A12 Bionic. Com este chip, a Apple promete revolucionar o consumo de videojogos ao melhorar a experiência de realidade aumentada, algo já vísivel nestes novos modelos.

Os iPhone XS e o iPhone XS Max são em tudo idênticos, menos no tamanho do écrã. O primeiro, mais pequeno, tem um écrã de ,8 polegadas com 2,7 milhões de pixéis. O segundo, que se tornou no iPhone com o maior écrã de sempre, tem 6,5 polegadas e 3,3 milhões de pixéis. Em ambos, a qualidade da fotografia foi melhorada, uma vez que permite calibrar os detalhes da imagem, tanto no primeiro plano da fotografia, como no seu plano de fundo.

Nestes dois iPhones, que vêm em três modelos ( 64 gigas, 256 gigas e 512 gigas), a maior inovação – algo que faltava à Apple há algum tempo – consistiu na introdução da tecnologia dual sim dual standby. Os novos iPhones têm agora a capacidade para terem dois cartões sim, com números distintos. Ambos estarão disponíveis para pré-reservas a partir de sexta-feira, dia 12 setembro, e começam a ser enviados na semana seguinte, no dia 21 de setembro. Os preços variam, mas o iPhone XS começa a partir dos 999 dólares enquanto o XS Max começa a partir dos 1099 dólares.

A versão low-cost da Apple é o novo iPhone XR e vem também em três versões (64 gigas, 128 gigas ou 256 gigas) e custa, pelo menos, 740 dólares). Estará dispónivel mais tarde que os ‘seus irmãos mais caros’, com as pré-reservas a começarem no dia 18 de outubro e as respectivas entregas a estarem agendadas para a semana seguinte, a 26 de outubro.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.