Tribunal pede levantamento de imunidade parlamentar de Ventura por causa de tweet sobre Mortágua

De acordo com o tribunal, ao escrever o tweet em que acusava Mariana Mortágua e um ministro espanhol de receberem dinheiro de Ricardo Salgado, o deputado de extrema-direita terá incorrido no crime de difamação, sendo necessário ouvi-lo na qualidade de arguido..

André Ventura

O Tribunal Central de Instrução Criminal pediu levantamento da imunidade parlamentar de André Ventura depois de o líder do Chega ter republicado um tweet de uma comentadora espanhola Cristina Seguí, ligada ao partido de extrema-direita Vox, que acusava Mariana Mortágua e um ministro espanhol de receberem dinheiro de Ricardo Salgado. Deputado vai em breve ser constituído arguido num processo por difamação, avança o “Público”.

O pedido ao Parlamento e o respetivo parecer serão debatidos numa reunião da Comissão de Transparência nas próximas semanas. Questionado pelo jornal, Ventura disse que vai responder que concorda com o levantamento da imunidade e que considera que o caso “mostra como Mariana Mortágua lida mal com o escrutínio público: quando se pedem explicações sobre factos avança com queixas por difamação”.

De acordo com o tribunal, ao escrever o tweet, o deputado de extrema-direita terá incorrido no crime de difamação, punido com prisão até dois anos ou multa até 360 dias. A publicação, que segue abaixo, faz referência à Sic porque Mortágua é comentadora da estação.

Recomendadas

OE2022: Aprovada proposta do PSD que altera regras para contratação de estrangeiros

O Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) suspende a “fixação do contingente global para efeitos de concessão de visto de autorização de residência para exercício de atividade profissional subordinada”.

Agendas Mobilizadoras não tinham “verbas específicas” para os Açores

O ex-ministro da Economia Siza Vieira insistiu esta terça-feira que não foram definidas “verbas específicas” para os Açores nas Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e mostrou-se surpreendido com a “celeuma” levantada pelo processo na região.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 24 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.
Comentários