[weglot_switcher]

Trump: “é possível que haja um enorme, enorme conflito com a Coreia do Norte”

Em entrevista à Reuters, o presidente dos EUA diz que prefere uma resolução pacífica e já está a preparar novas sanções económicas. Admite, no entanto, que essa estratégia “é muito difícil” e mantém a opção militar em cima da mesa.
28 Abril 2017, 08h49

O presidente norte-americano prefere uma solução diplomática mas não descarta um conflito com o regime de Pyongyang, que tem causado tensões ao desenvolver um programa de mísseis nucleares.

Em entrevista à Reuters, Trump afirmou que “há uma possibilidade de acabarmos por ter um grande, grande conflito com a Coreia do Norte. Absolutamente.”

Adiantou, no entanto, que quer resolver de forma pacífica um problema que já causou preocupações a vários do seus antecessores na Casa Branca, e explicou que a administração está preparar várias novas sanções económicas.

A opção de uma ação militar ainda está em cima da mesa, salientou.  “Gostaríamos de resolver as coisas diplomaticamente, mas é muito difícil”, disse o presidente, que completa os primeiros 100 dias do mandato este sábado.

A administração na quarta-feira disse que a Coreia do Norte é uma urgente ameaça à segurança dos EUA e uma prioridade de topo na política externa.

Questionado se pensa se o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, está a agir de forma racional, Trump disse esperar que sim, mas salientou que Jong-Un chegou ao cargo ainda muito jovem. “Ele tem 27 anos. O pai dele morreu e ele tomou a chefia do regime. Podemos dizer o que quisermos, mas isso não é fácil, especialmente nessa idade”.

 

[Atualizada às 09h06]

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.