[weglot_switcher]

Relação entre Washington e Londres em risco depois de Trump entrar em choque com embaixador britânico

Um conjunto de e-mails de Kim Darroch, embaixador do Reino Unido nos EUA, a considerar que a administração Trump estava “dividida” e era “excecionalmente disfuncional” foram divulgados publicamente recentemente. Entretanto, Donald Trump já reagiu, considerando um “absurdo” o conteúdo dos e-mails, que apelidou de “ineptos”.
8 Julho 2019, 10h07

A conhecida boa relação entre os Estados Unidos e o Reino Unido pode estar em causa, depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, ter considerado no domingo, 7 de julho, que o embaixador britânico em Washington não “tem servido bem o Reino Unido”.

Um conjunto de e-mails de Kim Darroch embaixador do Reino Unido nos EUA, a considerar que a administração Trump estava “dividida” e era “excepcionalmente disfuncional” foram divulgados pelo “Daily Mail”, na sexta-feira, 5 de julho. Em reação ao sucedido, Trump considerou a divulgação dos e-mails um”absurdo”, classificando o conteúdo de “inepto”.

“Não somos grandes fãs desse homem, ele não serviu bem o Reino Unido”, afirmou Trump aos jornalistas quando questionado pelo caso, citado pela BBC.

Os e-mails, incluídos em documentação diplomática britânica, terão sido enviados a partir de 2017. O caso está a causar polémica no Reino Unido, tanto que o ministro do Comércio, Liam Fox, em declarações à “BBC”, afirmou que a fuga de informação que implica os e-mails de Darroch foi “antiprofissional, antiética e antipatriótica”. Para Fox, o sucedido pode “prejudicar” a “relação global mais importante” do Reino Unido.

O governante espera que o culpado pela fuga de informação para a comunicação social seja identificado e que “a força total da disciplina interna” seja aplicado,”porque este tipo de comportamento não tem lugar na vida pública”. Liam Fox considera também, caso seja necessário, a criação de uma lei para punir o responsável pela publicação dos e-maisl de Sir Kim Darroch.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico está a investigar o sucedido.

Kim Darroch assumiu o cargo de embaixador do Reino Unido em Washington em janeiro de 2016, antes de Donald Trump assumir a presidência dos EUA. Trata-se de um dos diplomatas britânicos mais conhecidos com elevada reputação  tendo assumido

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.