[weglot_switcher]

Trump pede a Putin que divulgue informação prejudicial sobre a família de Biden

Já não é a primeira vez que Trump recorre a Moscovo para benefício próprio na política doméstica. Segundo a “CNN”, o pedido remonta ao infame comentário que fez em julho de 2016, quando instou Putin a hackear os e-mails pessoais de Hillary Clinton, o que acabou por acontecer, beneficiando a campanha do republicano, que acabou por vencer.
30 Março 2022, 14h22

O ex-presidente norte americano Donald Trump pediu a Putin para divulgar qualquer tipo de informação prejudicial que possua sobre a família Biden numa entrevista publicada na terça-feira. O apelo público surge num contexto em que a Rússia está, na sequência da guerra na Ucrânia, com relações tremidas com Washington. Já não é a primeira vez que Trump recorre a Moscovo para benefício próprio na política doméstica.

Segundo a “CNN”, o pedido remonta ao infame comentário que fez em julho de 2016, quando instou Putin a hackear os e-mails pessoais de Hillary Clinton, o que acabou por acontecer (tal como a divulgação de outros e-mails democratas que foram hackeados). No decorrer desse ano, a campanha do republicano aproveitou-se da interferência eleitoral do Kremlin para vencer as eleições.

Uns anos mais tarde, em 2019, Trump pressionou Zelensky a iniciar investigações de corrupção infundadas contra o então candidato Joe Biden, retendo quase 400 milhões de dólares (perto de 360 milhões de euros) em ajuda militar como garantia, o que conduziu ao seu primeiro impeachment. Ademais, durante a campanha de 2020, alguns dos principais aliados do ex-presidente colaboraram com um conhecido espião russo para divulgar desinformação sobre Biden e a sua família, recorda a publicação norteamericana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.