[weglot_switcher]

Trump reage ao discurso de Greta: “Ela parece uma rapariga muito feliz com um futuro maravilhoso”

“Vocês roubaram-me os meus sonhos e a minha infância com as vossas palavras vazias”, disse a ativista ambiental nas Nações Unidas durante a cimeira do clima, onde o presidente norte-americano não vai estar presente.
24 Setembro 2019, 08h56

O presidente norte-americano reagiu ao discurso da jovem ativista ambiental Greta Thunberg durante a cimeira do clima que decorre esta semana em Nova Iorque, onde não vai estar presente.

“Ela parece uma rapariga muito feliz com um futuro maravilhoso e risonho. Gostei de a ver”, escreveu o presidente nas redes sociais na segunda-feira à noite, aparentemente de forma sarcástica.

Donald Trump publicou também um vídeo do discurso emocional dado por Greta Thunberg em Nova Iorque nas Nações Unidas, durante a cimeira do clima.

“As pessoas estão a sofrer, as pessoas estão a morrer, ecossistemas inteiros estão a colapsar. Estamos no princípio de uma extinção em massa e vocês só conseguem falar sobre dinheiro e fantasiar com um crescimento económico eterno”, diz a jovem sueca de 16 anos.

O discurso emotivo da ativista ambiental nas Nações Unidas capturou a atenção da comunicação social a nível mundial. “Vocês roubaram-me os meus sonhos e a minha infância com as vossas palavras vazias”, disse Greta Thunberg. “Os olhos das gerações futuras estão sobre vós. E se vocês falharem-nos, nós nunca nos vamos perdoar. Não vamos deixar que vocês fujam às vossas responsabilidades. Aqui e agora é onde tudo começa”.

Umas horas antes, a ativista ambiental cruzou-se brevemente com Donald Trump nas Nações Unidas, onde se deslocou para um encontro sobre liberdade religiosa, rejeitando estar presente na cimeira do clima. As imagens do vídeo mostram Greta Thunberg a olhar fixamente para o presidente norte-americano, à medida que Trump passava.

Quando chegou a Nova Iorque no final de agosto, a jovem ativista disse ter pouca esperança em convencer Donald Trump a tomar medida para travar as alterações climáticas. “Eu digo para ouvirem a ciência e obviamente que ele não faz isso. Se ninguém o conseguiu convencer sobre a crise climática e a sua urgência, como é que conseguiria?”, afirmou, citada pelo Guardian.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.