[weglot_switcher]

Trump recua e promete uma transferência de poder “ordeira”

Depois de o Congresso confirmar a vitória de Joe Biden, o presidente norte-americano garante que vai entregar o poder ordeiramente.
7 Janeiro 2021, 09h15

Donald Trump recuou e garante que a transferência de poder para Joe Biden vai decorrer de forma ordeira. A cerimónia de tomada de posse do novo presidente está marcada para o dia 20 de janeiro.

“Apesar de discordar totalmente com o resultado das eleições”, disse o presidente, “vai ter lugar uma transição ordeira a 20 de janeiro”, afirmou em comunicado citado pela “CNN”.

“Eu sempre disse que iriamos continuar a nossa luta para assegurar que somente os votos legais seriam contados. Enquanto isto representa o fim de um dos maiores primeiros mandatos da história da presidência, é apenas o início da nossa luta para tornar a América Grande Novamente [Make America Great Again, é o seu slogan]”, disse Trump.

O Congresso confirmou hoje a vitória de Joe Biden nas eleições norte-americanas. Apesar de a sessão ter sido ontem interrompida quando os apoiantes de Donald Trump invadiram o edifício do Capitólio, a sessão foi retomada na madrugada desta quinta-feira para ratificar a vitória do candidato democrata.

Quatro pessoas morreram durante a invasão do Capitólio, com tiros disparados dentro do edifício e engenhos explosivos caseiros a serem desativados pela polícia. As forças de segurança recorreram a gás lacrimogénio, gás pimentas, petardos e bombas de fumo para obrigar os manifestantes a saírem do edifício.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.