[weglot_switcher]

Turismo: Só Barcelona bate Lisboa entre os destinos europeus que mais cresceram

Um crescimento médio de 10,2% valeu à capital portuguesa o segundo lugar do Global Destinations Cities Index, da Mastercard, que lista os destinos europeus com maior crescimento nos últimos sete anos.
  • REUTERS/Rafael Marchante/
28 Setembro 2017, 15h55

De acordo com a edição deste ano do Global Destinations Cities Index, da Mastercard, Lisboa foi a segunda cidade europeia que mais cresceu em termos de visitantes internacionais, desde 2009. Nos últimos sete anos, o crescimento médio de turistas internacionais que pernoitaram em Lisboa foi de 10,2%, o que valeu, no último ano, um total de despesas globais de 1,8 mil milhões de euros.

A capital portuguesa ocupa o mesmo segundo lugar entre as previsões de crescimento para 2017, com 5,8%, logo atrás de Barcelona. Já no que respeita à perspetiva de crescimento do volume global de despesas feitas por turistas, Lisboa consegue o terceiro posto, com 5,5%, ex-aequo com Madrid. Amesterdão, com 8,6%, e Barcelona, com 6,9%, garantem os dois primeiros lugares. No ranking global, Lisboa está agora no 33.º posto, uma subida de quatro lugares face a 2016.

Paulo Raposo, responsável da MasterCard em Portugal, afirma que “os dados vêm corroborar que Lisboa está mais na moda que nunca e que se tem vindo a catapultar como destino turístico de preferência junto de um número crescente de visitantes internacionais. Esta realidade, além de evidentes vantagens em termos económicos e de emprego, traz-nos desafios acrescidos num conjunto diversificado de domínios de vão do alojamento, à mobilidade na urbe, até à qualificação da oferta, elemento basilar para que os efeitos positivos gerados pelo valor económico que tem vindo a ser gerado sejam sustentados.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.