[weglot_switcher]

Turquia. Pena de morte pode ser restituída após incêndios florestais

A pena capital foi eliminada da constituição em 2004, nos primeiros anos do governo de Erdogan, que agora iniciou trabalhos no sentido inverso na sequência do primeiro grande incêndio do ano.
25 Junho 2022, 16h42

A Turquia está a reconsiderar restituir a pena capital, adiantou o ministro da Justiça, Bekir Bozdag, depois de o presidente Tayyip Erdogan ter dito que a condenação por queimar florestas deveria ser “intimidante, e se isso significar pena de morte, então será”.

Segundo a “Reuters”, o comentário de Erdogan surgiu na sequência de um alegado fogo posto ter destruído 4.500 hectares de floresta na costa do Mar Egeu esta semana. O suspeito detido admitiu causar o incêndio que foi entretanto dominado, informaram as autoridades.

A pena capital foi eliminada da constituição em 2004, nos primeiros anos do governo de Erdogan e, Bozdag, disse hoje que os comentários do presidente “são instruções”. “Começamos a trabalhar nisso como ministério”, disse Bozdag, acrescentando que a pena atual por fogo posto é de 10 anos de prisão, mas que pode vir a aumentar para prisão perpétua se fizer parte do crime organizado.

O primeiro grande incêndio do verão na Turquia começou na terça-feira e fez temer por um ano ainda pior do que 2021, quando se perderam 140 mil hectares de campo, naqueles que foram os piores fogos já registados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.