[weglot_switcher]

UC vai ter túnel térmico para investigar propagação de incêndios

Mais um instrumento ao serviço do combate aos incêndios.
11 Setembro 2022, 11h00

Mais um instrumento ao serviço do combate aos incêndios. O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra, coordenado por Domingos Xavier Viegas, vai construir um túnel térmico destinado a investigar a propagação de incêndios de grandes proporções.

“A capacidade de gerar um escoamento do tipo de camada limite atmosférica, com gradientes verticais de temperatura e de velocidade permitirão estudar e caracterizar a interação entre o fogo e a atmosfera em condições muito diversas, mas que se podem encontrar em alguns grandes incêndios, e contribuir assim para uma melhor compreensão do seu desenvolvimento”, explica o também professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

O projeto, inovador cá e a nível internacional, conta com o apoio da REN na compra do equipamento.

O parceiro da UC neste projeto, é responsável pela gestão e limpeza de milhares de hectares. João Faria Conceição, administrador executivo da REN, diz que “é do interesse da empresa contribuir para a investigação e prevenção das florestas nacionais, aumentando a sua resiliência e permitindo um combate mais eficiente dos incêndios”.

O túnel deverá entrar em funcionamento dentro de alguns meses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.