[weglot_switcher]

Ucrânia. Governo polaco afirma estar “pronto” para receber refugiados do país vizinho

O vice-ministro do Interior polaco acrescentou que os ucranianos que chegarem à Polónia receberão “comida, assistência médica e informações”.
24 Fevereiro 2022, 17h30

A Polónia já está preparada para receber grandes grupos de refugiados que fogem da Ucrânia, acaba de confirmar o vice-ministro do Interior polaco, Paweł Szefernaker, após a Rússia ter lançado uma invasão em grande escala contra o seu vizinho do sul, avança a “Radio Poland”.

Reafirmando o anúncio feito um dia antes, Szefernaker disse que serão lançados centros especiais de receção para refugiados em duas províncias polacas na fronteira com a Ucrânia. Numa fase inicial, oito desses centros estarão abertos para ucranianos deslocados na província de Lubelskie, no leste da Polónia, e na região sudeste de Podkarpackie “nas próximas horas”, disse Szefernaker aos repórteres na manhã desta quinta-feira, 24 de fevereiro.

O vice-ministro do Interior polaco acrescentou que os ucranianos que chegarem à Polónia receberão “comida, assistência médica e informações”. Szefernaker disse, numa reunião de autoridades do governo central e local na quarta-feira, que o executivo elaborou um “plano detalhado caso a Polónia tenha de abrigar pessoas que chegam da Ucrânia”.

O primeiro-ministro polaco Mateusz Morawiecki afirmou na semana passada que o país já estava a preparar a ajuda aos deslocados da Ucrânia no caso de um ataque russo, o que acabou mesmo por se confirmar.

As autoridades polacas condenaram o ataque militar da Rússia à Ucrânia e prometeram apoiar o povo vizinho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.