[weglot_switcher]

UE avisa Trump que táticas de intimidação não vão resultar nas negociações sobre comércio

Dirigentes da União Europeia (UE) consideram estar em pé de igualdade com os EUA, no que respeita ao tamanho e poder comercial, pelo que não vão ceder às pressões de Donald Trump como o México e o Canadá no processo de renegociação do NAFTA.
6 Outubro 2018, 16h13

As táticas de pressão e intimidação utilizadas por Donald Trump, presidente dos EUA, no recente processo de renegociação do NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), o qual será substituído pelo novo Acordo EUA-México-Canadá, não vão resultar no âmbito das negociações sobre comércio entre a União Europeia (UE) e os EUA. Foi esse o aviso lançado ontem por dirigentes da UE, de acordo com o “The Wall Street Journal”.

O mesmo jornal salienta que o Canadá e o México, cujas economias estão muito ligadas à dos EUA, foram compelidos a renegociar o NAFTA, em posição de fraqueza, sob a ameaça de serem bloqueados no acesso ao mercado dos EUA. Na perspetiva de vários dirigentes da UE, porém, essa pressão não vai resultar nas negociações EUA-UE, na medida em que se verifica um maior equilíbrio no tamanho e poderio comercial das duas partes.

“Nós europeus somos a maior potência comercial do mundo”, declarou ontem Jean-Baptiste Lemoyne, secretário de Estado francês para a Europa e Negócios Estrangeiros. “Por isso, não temos que estar preocupados. Não temos que negociar sob ameaça”, sublinhou Lemoyne. Isto numa altura em que Trump já aplicou tarifas às importações de aço e alumínio europeus e ameaça taxar os automóveis europeus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.