[weglot_switcher]

UE duplica a frota de combate a incêndios

A União Europeia vai reforçar a sua frota para combater os incêndios durante o verão deste ano. O programa RescEU vai contar com 24 aviões e quatro helicópteros de 10 estados membros e ainda vão ser enviados 450 bombeiros por 11 estados membros.
30 Maio 2023, 18h31

A União Europeia anunciou esta terça-feira que vai duplicar a sua frota aérea no combate a incêndios para o verão 2023, contando com um aumento nos incêndios florestais devido à crise climática.

Janez Lenarcic, comissário europeu para a ajuda humanitária e gestão de crises, afirmou que “os últimos anos foram os maiores desafios que enfrentámos”, acrescentando que na última década houve um aumento médio de 350 % nos pedidos de assistência do programa RescEU.

“Os desastres ocorrem cada vez mais com mais frequência e intensidade”, salientou Lenarcic, referindo-se aos riscos de incêndio florestal e inundações.

Na próxima temporada de incêndios florestais a reserva de aeronaves de combate a incêndio RescEU vai incluir 24 aviões e quatro helicópteros de 10 estados membros. E 11 estados membros vão enviar quase 450 bombeiros, que vão estar sediados em França, Grécia e Portugal.

O sul da Europa está a preparar-se para um verão de seca, estando já algumas regiões a sofrer com a escassez de água e os agricultores já esperam os piores rendimentos em décadas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.