[weglot_switcher]

União Europeia aconselha Sérvia e Kosovo a pararem retórica incendiária

A União espera que na próxima reunião, marcada para 18 de agosto, os líderes da Sérvia e do Kosovo discutam todos os temas e desafios existentes e que parem de aumentar a tensão entre ambos.
14 Agosto 2022, 11h34

A União Europeia expressou “grande preocupação” com o aumento da retórica inflamada entre autoridades do Kosovo e da Sérvia, especialmente as declarações relacionadas com a eventualidade de uma guerra nos Balcãs Ocidentais.

Na declaração assinada pelo representante da União para os Balcãs, é sublinhado que ambos os lados devem parar imediatamente “hostilidades mútuas e declarações perigosas” e assumirem as suas responsabilidades.

“Políticos de ambos os lados serão responsabilizados por qualquer escalada que leve ao aumento das tensões e, potencialmente, à violência na região”, alertou o comunicado da Enião Europeia divulgado este domingo.

Esta reação de Bruxelas ocorre depois de o primeiro-ministro do Kosovo, Albin Kurti, e o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, se acusaram mutuamente de instigarem a violência na fronteira comum.

Na semana passada, o presidente sérvio afirmou que tinha informações sobre planos das autoridades do Kosovo, que estariam a “preparar a liquidação de sérvios” que vivem no norte do Kosovo.

Em resposta, o primeiro-ministro Kurti sublinhou que o Kosovo está comprometido com a paz e a estabilidade. Declarações sobre uma possível liquidação no Kosovo mostram, segundo Kurti, “pensamentos e imaginação” dos sérvios e rejeitou as alegações das autoridades de Belgrado.

Os dirigentes de Belgrado e Pristina intensificaram a sua retórica à medida que se aproxima o dia em que se reunirão no quadro do diálogo de Bruxelas. Depois de mais de um ano sem diálogo, Aleksandar Vucic e Aljbin Kurti reunirão na União para continuarem as negociações sobre a normalização das relações entre os dois países.

O bloco sublinha que todas as questões em aberto serão resolvidas através da plataforma Diálogo sobre a Normalização das Relações entre o Kosovo e a Sérvia com a mediação da União.

“Alcançar um acordo abrangente e juridicamente vinculativo sobre a plena normalização das relações no contexto do diálogo mediado pela União requer um clima propício ao restabelecimento da confiança, reconciliação e boas relações, em que os acordos anteriores sejam respeitados e plenamente implementados, e ações e declarações que não são compatíveis com o interesse geral e os objetivos estratégicos da região não têm lugar”, diz o comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.