[weglot_switcher]

Universidade da Madeira abre candidaturas a doutoramentos para o ano letivo 2022/2023

As candidaturas para o primeiro semestre estão abertas até 31 de outubro. Para o segundo semestre, o período de candidaturas para o segundo semestre dá-se entre o dia 1 de novembro até ao dia 28 de fevereiro de 2023. São 50 vagas no total, distribuídas por sete cursos: Ciências Biológicas, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Informática, Física, Ilhas Atlânticas: História, Património e Quadro Jurídico Institucional, Línguas e Culturas Insulares, e Química.
8 Abril 2022, 15h07

A Universidade da Madeira (UMa) tem candidaturas abertas aos doutoramentos para o ano letivo de 2022/2023.

As candidaturas para o primeiro semestre estão abertas até 31 de outubro. Para o segundo semestre, o período de candidaturas para o segundo semestre dá-se entre o dia 1 de novembro até ao dia 28 de fevereiro de 2023.

Estão disponíveis vagas em sete cursos: Ciências Biológicas, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Informática, Física, Ilhas Atlânticas: História, Património e Quadro Jurídico Institucional, Línguas e Culturas Insulares, e Química. Cada um destes cursos tem cinco vagas, à exceção de dois: Ciências Biológicas e Química têm cada um dez vagas. No total, são 50 vagas disponíveis.

São elegíveis a candidatar-se os titulares do grau de mestre ou equivalente legal, os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos, e os candidatos não licenciados que apresentem um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Científico como atestando capacidade para a realização deste doutoramento.

A UMa informa que os cursos “destinam-se a estudantes de todas as nacionalidades, pelo que as candidaturas estão abertas não só a estudantes nacionais, mas também a estudantes abrangidos pelo Estatuto do Estudante Internacional”.

É possível submeter candidaturas a doutoramento aqui.

A UMA mais informa que para além do documento de identificação, deve ser anexado um documento comprovativo que comprove que o candidato reúne as condições necessárias para candidatar-se a este ciclo de estudos; o curriculum vitae (CV)atualizado, o qual deve incluir trabalhos publicados ou devidamente documentados; plano de investigação, com os seus fundamentos científicos, metodologia a utilizar e objetivos a alcançar; indicação do orientador ou orientadores propostos; declaração do orientador da dissertação, na qual confirma responsabilizar-se pela orientação, bem como “outros documentos que o candidato considere úteis”.

Quanto a documentos de origem estrangeira, estes “deverão estar legalmente autenticados, preferencialmente através de apostila referente à Convenção de Haia, ou com possibilidade verificação de autenticidade eletrónica.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.