[weglot_switcher]

Universidade de Coimbra atribui Doutoramento Honoris Causa a Rui Nabeiro

A proposta partiu da Faculdade de Economia que destaca as qualidades do empresário e o seu exemplo ético, de envolvimento humanitário e de responsabilidade social. A cerimónia realiza-se dia 9 de março, pelas 11h00, na Sala dos Grandes Atos.
16 Fevereiro 2022, 12h00

Rui Nabeiro, fundador do grupo Delta Cafés, empresário prestigiado e reconhecido como um exemplo ético, de envolvimento humanitário e de responsabilidade social vai ser Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra. A proposta pertence à Faculdade de Economia e a cerimónia realiza-se dia 9 de março, pelas 11h00, na Sala dos Grandes Atos.

“O Doutoramento Honoris Causa do Comendador Rui Nabeiro tem um grande significado para a Faculdade de Economia. Assume um sentido ético, dada a dimensão humana do empreendedor que homenageamos e o exemplo que o seu percurso de vida pode assumir para todos os nossos estudantes e rede de parceiros”, afirma Álvaro Garrido, diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Após 30 anos de ensino da Gestão na FEUC, diz o professor, este Doutoramento é “uma oportunidade para aprofundar a relação da Escola com as empresas e para afirmar valores de uma verdadeira responsabilidade social”.

Na cerimónia, Carlos Fortuna, sociólogo e professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia será o Padrinho de Rui Nabeiro, ficando as apresentações a cargo de António Martins (elogio do Doutorando) e de Margarida Mano (elogio do Padrinho), ambos Professores Auxiliares da mesma Faculdade.

O Doutoramento Honoris Causa é a mais elevada distinção atribuída por uma Universidade portuguesa, destinada a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas que constituam uma referência para toda a sociedade – “evidencia o compromisso entre os princípios de gestão que se ensinam na Universidade de Coimbra (em particular nos vários ciclos de estudos da FEUC) e a sua concretização nos processos de liderança empresarial e na dimensão humana das relações de trabalho. Estamos diante de um admirável empreendedor, de espírito solidário e de grande humanismo, qualidades que soube incutir no grupo empresarial que fundou há mais de seis décadas e que tem projetado uma marca e uma região no plano nacional e internacional”, justifica a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em comunicado.

Amílcar Falcão, o Reitor da Universidade de Coimbra, salienta o facto de “com esta justa homenagem ao comendador Rui Nabeiro” a Universidade retomar a tradição centenária dos Doutoramentos Honoris Causa, posta em suspenso há demasiado tempo pelas circunstâncias pandémicas. “Retomá-la com uma personalidade deste calibre, um empresário de perfil humanista com um rico contributo para a sociedade portuguesa nas mais diversas áreas, é particularmente significativo para a Universidade de Coimbra”, afirma.

Manuel Rui Azinhais Nabeiro criou em 1961 a Delta Cafés que deu origem a um grupo empresarial que hoje é líder no mercado dos cafés em Portugal conta com mais de duas dezenas de empresas com intervenção direta em áreas tão diversas como a agricultura e vitivinicultura, distribuição alimentar e de bebidas, retalho automóvel, comércio imobiliário e hotelaria.

Autarca desde 1963, foi vereador, vice-presidente e presidente interino da Câmara Municipal de Campo Maior. Homem de muitas e variadas causas, em 1972 assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Campo Maior, cargo que retomou entre 1977 e 1986.

Rui Nabeiro foi premiado, por diversas vezes, pelo seu trabalho empresarial, social e filantrópico. Foi distinguido, em junho de 1995, com o Grau Comendador da Ordem do Mérito Empresarial, Classe Industrial. Onze anos depois, a Universidade de Évora concedeu-lhe o Grau de Doutor Honoris Causa.

Em janeiro de 2006 foi-lhe atribuída a Gran Cruz da Ordem do Infante D. Henrique; três anos depois, em 2009, Don Juan Carlos, Rei de Espanha, atribui-lhe uma das maiores distinções do país vizinho: A Comenda da Ordem de Isabel a Católica.

Em junho 2011 foi também nomeado Cônsul Honorário de Espanha em Elvas e agraciado com a Medalha da Extremadura, atribuída pelo Governo desta região Espanhola. Seguiu-se em 2012, novo Doutoramento Honoris Causa em Ciências Políticas, atribuído pela Universidade Lusófona. Em 2021, a Câmara Municipal de Coimbra homenageou o Comendador Rui Nabeiro com A Medalha da Cidade de Coimbra. Também em 2021, a Câmara Municipal de Lisboa agraciou-o com a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa. Em novembro desse ano recebeu ainda a Chave de Vila Nova de Gaia, a mais alta distinção honorífica desse município.

Ao longo do percurso e expansão da Delta Cafés, Rui Nabeiro nunca descurou a sua vertente profundamente social, que faz com que a sua obra tenha a classificação de “Empresa Rosto-Humano”, conceito ético em que a FEUC e a Universidade de Coimbra se reconhecem profundamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.