[weglot_switcher]

Universidade NOVA de Lisboa atribui título Doutor Honoris Causa a Carlos Moedas (com áudio)

O atual presidente da Câmara de Lisboa, comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, entre 2014 e 2019, foi já distinguido com o grau Honoris Causa pela Universidade de Cork, Irlanda, e pela francesa École Supérieure de Commerce de Paris.
  • Cristina Bernardo
1 Fevereiro 2022, 08h10

A Universidade NOVA de Lisboa atribui esta terça-feira, 1 de fevereiro, o título Doutor Honoris Causa a Carlos Moedas, numa cerimónia presidida pelo reitor da NOVA, João Sàágua, a decorrer no Campus de Campolide. Elvira Fortunato, vice-reitora da NOVA, é madrinha e oradora.

A Universidade Nova de Lisboa explica em comunicado as razões desta distinção. Enquanto Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, entre 2014 e 2019, Carlos Moedas foi mentor da criação do Conselho Europeu de Inovação (EIC). Esta unidade complementar do Conselho Europeu de Investigação (ERC) promove a implementação de ideias criativas e disruptivas geradas por talentos à sua aplicabilidade a casos concretos da sociedade. Também incentivou a regulamentação europeia com base na evidência científica não polarizada por interesses de grupos ou setores, criando, para o efeito, o Mecanismo de Aconselhamento Científico à Comissão, com o apoio de todas as Academias Europeias, sem exceção, tendo por objetivo a realização de estudos, assim como propostas de recomendações, para o apoio na tomada de decisões.

No âmbito do novo Programa-quadro, Horizonte Europa, Carlos Moedas desempenhou ainda um papel relevante, ao ter apresentado uma proposta com um aumento do orçamento em cerca de 30%.

Detentor de vários prémios nacionais e internacionais, de que são exemplos os Honoris Causa atribuídos pela Universidade de Cork, Irlanda, em 2016, e pela École Supérieure de Commerce de Paris, França, em 2018, Carlos Moedas contribuiu para o avanço da ciência e tecnologia na Europa e no mundo, desta a Nova.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.