[weglot_switcher]

Vacinação na faixa etária dos 50 anos está “praticamente fechada”, anuncia vice-almirante

O maior salto no processo de vacinação foi entre os jovens com mais de 23 anos, onde já foram vacinadas 30% das pessoas.
  • Paulo Cunha/Lusa
23 Julho 2021, 10h42

Depois de ter anunciado que Portugal iria acelerar o processo de vacinação para antecipar a dominância da variante Delta, o coordenador da task force para o plano de vacinação anunciou que a “a faixa etária dos 50 anos está praticamente fechada”, faltando apenas 4% desta população para completar a vacinação.

Durante a sua intervenção, esta quinta-feira, numa audição na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social, no Parlamento, Henrique Gouveia e Melo adiantou que na na faixa etária dos 40 anos faltam 11% para completar a vacinação e entre os utentes com 30 anos faltam 25%.

O maior salto foi entre os jovens com mais de 23 anos, onde já foram vacinadas 30% das pessoas, sendo que 41% neste grupo são jovens infetados.

De forma geral, o coordenador frisa que “a percentagem de vacinação no território nacional já está muito equilibrada, temos dois pontos percentuais de diferença entre as regiões de todo o território”, no entanto, acrescentou que o país vai enfrentar agora semanas com poucas primeiras doses de vacinas contra a Covid-19.

“Vamos enfrentar duas semanas de poucas primeiras doses”, disse Gouveia e Melo referindo que depois a tendência vai inverter-se com semanas com mais primeiras doses do que segundas doses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.