[weglot_switcher]

Vai de férias? 20 dicas para se proteger a si e à sua casa

Portugal está entre os países mais seguros do mundo, mas o número de furtos aumentou no ano passado, em relação ao ano anterior. Com a chegada do verão, grande parte da população vai para férias e nunca é demais precaver-se contra eventuais furtos.
26 Junho 2022, 10h40

Apesar de Portugal apesar de ser considerado o quarto país mais seguro do mundo, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna de 2021 (RASI), é uma das nações da Europa com mais elevada taxa de furtos a habitações. No ano passado, foram registadas 301.394 participações criminais, o que representa um aumento de 2597 ocorrências (0,9%) em relação ao ano anterior.

Com o início de verão nesta segunda feira, a COPS – Companhia Operacional de Segurança privada portuguesa – divulgou 20 conselhos a seguir pelos portugueses de forma a evitar estes incidentes. Desde o local onde o carro fica estacionado, até ao estado do jardim, tudo pode ser importante na hora de evitar um roubo.

Conheça em seguida as 20 dicas da COPS:

  1. Não refira nas redes sociais que vai de férias, nem publique quaisquer informações das suas férias nestes meios digitais. Este poderá ser um chamariz para um potencial ladrão que se aperceba da sua ausência.
  2. Faça um “check-up” às fechaduras, de forma a reforçar a segurança de sua casa.
  3. Feche sempre a porta à chave. Tanto a do seu imóvel, como a do seu carro, quer este fique na rua, quer fique no quintal, do lado de dentro dos portões.
  4. Caso deixe o carro na via pública, peça a alguém que o vá mudando de sítio, para que não esteja sempre estacionado no mesmo sítio. O objetivo é fazer parecer que está em casa, ou nas redondezas.
  5. Tente deixar escondidos dos olhares alheios os seus pertences mais valiosos. Caso fiquem à vista, o assaltante poderá ter aqui uma motivação para entrar em sua casa.
  6. Antes de sair, verifique que todas as portas e janelas estão bem fechadas.
  7. O ideal é convencer o assaltante de que a casa está habitada. Para tal, poderá ajudar a instalação de um sistema que, automaticamente, ligue e desligue as luzes de sua casa, durante os períodos diurno e noturno.
  8. Desvie as chamadas do seu telefone fixo para o telemóvel. A falta de resposta pode indicar a ausência de pessoas, que será um aliciamento para eventuais malfeitores.
  9. Evite uma rotina fixa de horários de saída e regresso a casa, de forma a dificultar a monitorização dos seus hábitos.
  10. Valorize a existência de uma fonte de luminosidade exterior em frente à sua casa.
  11. Um sistema de alarme ou videovigilância permitirá dissuadir muitos potenciais atacantes da tentativa de furto. Não se esqueça de o acionar quando for de férias e garanta que só pode ser desativado no interior da habitação.
  12. Peça a um vizinho de confiança ou uma pessoa próxima de si que vá a sua casa e deixe sinais de utilização do imóvel, como a abertura de persianas durante o dia.
  13. Se as janelas forem de fácil acesso, é aconselhável a colocação de dobradiças bem cravadas e invisíveis do exterior, assim como fechaduras interiores.
  14. Informe as autoridades da sua área de residência que se vai ausentar da localidade, de modo a aumentar as probabilidades de existir um maior patrulhamento da zona.
  15. Peça a um vizinho que recolha a correspondência. Uma caixa de correio cheia é sinal de ausência prolongada.
  16. Um cão de grande porte será uma ajuda para afastar o perigo. Ainda assim, se não tiver possibilidade, um simples aviso “Cuidado com o cão”, à porta de sua casa, deixará na dúvida possíveis malfeitores.
  17. Apare o seu jardim. Um arbusto de grandes dimensões pode ser um esconderijo ideal.
  18. Instale, na zona exterior de sua casa, sensores de movimento.
  19. Para o caso de existir mesmo uma invasão de sua casa, opte por guardar os pertences mais valiosos num cofre ou até em casa de uma pessoa de confiança.
  20. Também a pensar na possibilidade de o ladrão entrar na habitação, anote os números de série dos seus equipamentos eletrónicos mais valiosos. Isto permite rastrear mais facilmente os dispositivos em caso de furto.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.