[weglot_switcher]

Vai levar o carro para as férias? Estas dicas ajudam-no a poupar no combustível

A Continental, uma fabricante de pneus e peças para automóveis, deixa algumas dicas para poupar no combustível durante as suas férias de verão.
27 Agosto 2023, 11h02

Agosto é o mês de eleição para algumas pessoas para fazerem as suas férias. Muitas vezes estas férias englobam viagens longas de carro para os destinos escolhidos. Numa altura em que os preços dos combustíveis estão cada vez mais altos a Continental, uma fabricante de pneus e peças para automóveis, deixa algumas dicas para poupar no combustível.

De acordo com a Continental os pneus são um elemento central na poupança de combustível, sendo um dos passos mais importantes a verificação da pressão dos pneus regularmente, uma vez que se estiverem com demasiado ar vão reduzir a manobrabilidade e o conforto do veículo, aumento o consumo de combustível. Mas também não convém ter pressão a menos, pois isto causa um desgaste prematuro do pneu e sobreaquecimento do mesmo, que pode levar a um aumento de consumo de combustível.

A pressão dos pneus deve ser ajustada de 15 em 15 dias, com os pneus frios, ou seja, com o veículo parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de 3 quilómetros em velocidade reduzida.

Outra forma de economizar combustível é ter atenção à velocidade, levantando o pé do acelerador de vez em quando, tentando, sempre que possível manter uma velocidade constante. Praticar uma condução defensiva e segura torna possível economizar combustível, na medida em que os condutores agressivos tendem a gastar mais combustível ao realizar travagens e aceleramentos repetidos e com maior frequência.

Planeie as suas viagens com antecedência, assim pode planear o percurso e poupar. Tente sempre utilizar estradas planas e trajetos que não tenham muito trânsito  durante as horas de ponta. Procure sempre saber se o trajeto tem bombas de gasolina e postos de carregamento, se tiver um veículo elétrico.

Tenha sempre a manutenção do carro em dia, desta forma reduz a probabilidade de falhas inesperadas. Por último a Continental recorda que o que leva na mala é muito importante, uma vez que a sobrecarga do veículo é prejudicial à autonomia do mesmo.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.