[weglot_switcher]

“Vai salvar muitas vidas”. Biden promulga lei bipartidária para restringir o acesso a armas

Na quinta-feira, o Supremo Tribunal tinha determinado pela primeira vez que a Constituição dos EUA protege o direito de um indivíduo de possuir uma arma em público para autodefesa.
25 Junho 2022, 14h29

O  presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, promulgou este sábado uma lei bipartidária sobre segurança de armas que será a primeira grande reforma federal sobre armas em três décadas, em contracorrente com o Supremo Tribunal, de acordo com a “Reuters”.

“Este é um dia monumental”, disse no momento da assinatura na Casa Branca. “Se Deus quiser, vai salvar muitas vidas”.

O Supremo determinou na quinta-feira pela primeira vez que a Constituição dos EUA protege o direito de um indivíduo de possuir uma arma em público para autodefesa. O controlo de armas tem sido uma questão de divisão no país, nomeadamente entre o partido Republicano e o Democrata.

A nova legislação inclui disposições para ajudar os estados a manter as armas fora das mãos dos indivíduos considerados perigosos (para si ou para os outros) e proíbe a venda de armas para os condenados por violência doméstica e por abuso em relações fora do casamento.

A lei dá alguns passos na verificação de antecedentes, permitindo o acesso, pela primeira vez, a informações sobre crimes significativos cometidos por jovens.

Ademais, estipula novo  financiamento federal a estados que administram leis destinadas a remover armas de pessoas consideradas perigosas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.