[weglot_switcher]

Valor de referência do complemento solidário para idosos sobe para 5.258,63 euros anuais

O valor de referência do montante disponibilizado pela Segurança Social para ajudar os idosos com menos recursos sobe 82,81 euros para 5.258,63 euros anuais, entrando em vigor já a partir deste mês.
17 Janeiro 2019, 11h29

O Governo de António Costa publicou esta quinta-feira em Diário da República uma portaria que prevê o aumento do complemento solidário para idosos. O valor de referência do montante disponibilizado pela Segurança Social para ajudar os idosos com menos recursos sobe 82,81 euros para 5.258,63 euros anuais, entrando em vigor já a partir deste mês.

O valor de referência do complemento solidário para idosos foi atualizado pela aplicação da percentagem de 1,6 %, fixando-se o seu valor em 5258,63 euros por ano. Em 2018, o valor de referência do complemento solidário para idosos era de 5.175,82 euros anuais, o que correspondia a um máximo de 431,32 euros por mês, durante 12 meses.

“O combate à pobreza, à exclusão social e às desigualdades continua a ser uma das pedras basilares que norteiam a atuação do XXI Governo Constitucional”, pode lê-se na portaria publicada em Diário da República. “O complemento solidário para idosos, criado em 2005, assume uma cada vez maior centralidade no combate à pobreza dos idosos com baixos recursos, tendo vindo a ser um instrumento fulcral na redução da mesma”.

O valor de referência do complemento solidário para idosos ficou vários anos sem atualização, até ser aumentado em 2016. Desde então, tem vindo a ser atualizado. Em outubro do ano passado, o Governo anunciou “por motivos de equidade”, o alargamento do complemento solidário para idosos a todos os pensionistas de invalidez, a partir de 1 de outubro de 2018.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.