PremiumValorização da marca Açores pode “alavancar produtos nacionais”

Representante dos produtores açorianos lembra importância do sector na região, não só económica, mas também social.

A situação torna-se mais crítica na Região Autónoma dos Açores (RAA) considerando a importância do sector leiteiro na economia local e o preço mais baixo pago aos produtores açorianos, denuncia ao JE Jorge Rita, presidente da Associação Agrícola de S. Miguel (AASM). Para o representante dos lavradores micaelenses, a marca Açores deveria ser uma fonte de diferenciação que até poderia impulsionar a área a nível nacional.

Os produtores leiteiros açorianos enfrentam um cenário tão ou mais gravoso do que no Continente, ilustra Jorge Rita, tendo em conta que o preço médio pago aos mesmos é de 31 cêntimos, ou seja, abaixo do verificado com os seus homólogos. No entanto, tal como sucede no resto do país, a fileira enfrenta “aumentos de custos brutais” que “agravam cada vez mais a descapitalização” destes empresários.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

EUA. Fed mantém em aberto subidas consecutivas de 50 pontos base

A Reserva Federal mostra-se preparada para mais subidas na ordem dos 50 pontos base, como ocorreu em maio, e reconhece que uma política monetária restritiva poderá ser necessária para conter a inflação, que se mantém perto dos máximos de 1981 registados em março.

CCDR reconduz vice-presidente da Comissão Arco Atlântico

A Comissão Arco Atlântico tem como principal objetivo promover, através da cooperação inter-regional, o desenvolvimento das regiões que a integram (Irlanda, França, Espanha e Portugal). Teresa Almeida, foi reconduzida no cargo de Vice-presidente.

IRS Jovem passa a abranger doutorados até aos 30 anos

Os deputados disseram “sim” à proposta de alteração do PS que muda o IRS Jovem, alargando o seu potencial relativamente aos doutorados.
Comentários