[weglot_switcher]

Ventura deixa pedido a Costa: “Demita João Galamba hoje”

“Com esta atitude irresponsável, incoerente e mentirosa, acho que o primeiro-ministro tem motivos para afastar João Galamba, mesmo que mantenha a confiança”. André Ventura sustenta que Galamba já é um “ativo tóxico” para este Governo e que António Costa já poderá estar a preparar o seu afastamento.
  • Cristina Bernardo
19 Maio 2023, 11h58

O deputado e presidente do Chega fez hoje o pedido através da imprensa para que António Costa proceda à demissão de João Galamba, após a audição ao ministro das Infraestruturas esta quinta-feira em sede da Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da TAP. “Demita o ministro João Galamba hoje”, disse o líder do Chega esta manhã aos jornalistas.

“À medida que as horas avançam, o Governo descredibiliza-se ainda mais. O Presidente da República fica numa situação ainda mais difícil e todos os partidos, incluindo o Partido Socialista, ficam numa situação mais desconfortável”, defendeu.

“A cada dia, João Galamba consegue arrastar outros ministros para o meio da confusão. Ontem foi o ministro da Administração Interna”, lembrou Ventura.

“Com esta atitude irresponsável, incoerente e mentirosa, acho que o primeiro-ministro tem motivos para afastar João Galamba, mesmo que mantenha a confiança. Isto deve ser do interesse do primeiro-ministro, não ter um elemento tóxico, que toda a gente já percebeu que mentiu, e vai arrastar decisões fundamentais, como a infraestruturas, ferrovia e TAP. Acho que é do interesse do primeiro-ministro e até se poderia dizer que é do interesse da oposição manter João Galamba porque ele é o ativo tóxico agora nos próximos meses”, continuou o deputado do Chega.

O líder do partido lembra que à medida que o tempo avança, avolumam-se as mentiras” e que as contradições de Galamba se vão aprofundando.

Aos jornalistas, André Ventura adianta que toda a intervenção da PSP é “macabra”. “A ideia de que a polícia poderia ser chamada ao local por motivos de agressões, roubo e furto de informação confidencial, e deixar sair o suspeito pelo seu próprio pé e acompanha-lo à porta, é bizarro. Com toda a probabilidade não aconteceu e terá sido Frederico Pinheiro a chamar a PSP”.

Na opinião de Ventura, as contradições de todo o caso foram-se avolumando após as audições da chefe de gabinete das Infraestruturas e do próprio ministro, aprofundando-se com o contacto às secretas. “Todos percebemos que as teias de mentiras, falsidades e dados incompletos minaram, por completo, a credibilidade de Galamba enquanto ministro das Infraestruturas”.

Galamba já tem sucessor?

O deputado do Chega, que ontem esteve presente em metade da audição de João Galamba, diz aos jornalistas que tem informações de que “António Costa estará já a tentar encontrar um sucessor para João Galamba”. “É evidente que o primeiro-ministro poderá não confirmar, mas é uma informação que nos parece fiável”.

“Assim sendo, para quê esperar mais? Este é o momento de afastar João Galamba e preservar a dignidade das instituições”, adianta.

É importante relembrar que João Galamba apresentou a demissão no início de maio após toda a situação com o seu adjunto e com as notas referentes à reunião com Christine Ourmiéres-Widener, tendo o primeiro-ministro mantido a confiança no sucessor de Pedro Nuno Santos (quatro meses após subir a ministro da pasta). A 2 de maio, horas depois de Galamba apresentar a demissão, Costa negou o pedido.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.