[weglot_switcher]

‘Venture capital’ de saúde lança novo fundo com Instituição Financeira de Desenvolvimento

Primeira parceria do fundo de capital gerido pela IFD com um fundo de venture capital internacional é parte da linha de financiamento a fundos de capital de risco para apoiar PME inovadoras.
19 Setembro 2017, 18h05

A Vesalius Biocapital, um fundo de venture capital especializado nas áreas da saúde e ciências da vida, anunciou o lançamento de um novo veículo de investimento para Portugal para investir em empresas portuguesas, em colaboração com a Instituição Financeira de Desenvolvimento.

A primeira parceria do fundo de capital gerido pela IFD com um fundo de venture capital internacional, e que é parte da linha de financiamento a fundos de capital de risco para apoiar PME inovadoras, prevê que a Vesalius aloque 50% do capital investido nas empresas e a IFD os 50% remanescentes, divulga o venture investidor, em comunicado.

O Vesalius Biocapital III Portugal será financiado por recursos privados e fundos europeus estruturais e de investimento. Insere-se no Programa Startup Portugal e focar-se-à em empresas da área das ciências da vida e late stage. As previsões são de três a cinco investimentos nos próximos anos.

“Portugal tem uma base científica única na área das ciências da vida e um enorme potencial de inovação com novas empresas. Ao mesmo tempo o país teve uma evolução muito positiva, traduzido nos resultados económicos que nos trás garantias de segurança aos investimentos em Portugal”, diz Stéphane Verdood, managing partner da Vesalius Biocapital III, acrescentando que “estamos convencidos que o reconhecimento internacional da base científica em Portugal, bem como um ecossistema que promove a inovação cria oportunidades únicas para investidores e empreendedores”.

O venture investor salienta a identificação com a IFD, com o objetivo de “ajudar empresas portuguesas a chegar ao mercado global.”

Já Alberto Castro, chairman da Instituição Financeira De Desenvolvimento (IFD), diz que a parceria “confirma a capacidade de Portugal em desenvolver novos investimentos em I&D na setor da saúde. Estamos certos que os resultados estarão ao nível das expetativas, fomentando uma maior cooperação com a Vesalius Biocapital, afirmando a sua reputação, e destacando Portugal como um país para investir em ciências da vida”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.