[weglot_switcher]

Vieira Lopes reeleito presidente da Confederação do Comércio e Serviços

João Vieira Lopes foi reeleito presidente da CCP. Este será o seu quarto mandado, já que está na liderança da confederação desde 2010.
12 Abril 2022, 18h07

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) reelegeu esta terça-feira, dia 12 de abril, João Vieira Lopes como presidente. Este será o seu quarto mandato nesse cargo.

“A valorização dos sectores do comércio e serviços num contexto de crise económica e energética na Europa será um dos desafios para os próximos quatro anos assumidos pelo presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, João Vieira Lopes, reeleito no dia 12 de abril”, anunciou a confederação, em comunicado.

Além disso, em declarações ao Jornal Económico, João Vieira Lopes adiantou que o resultado registado esta tarde “superou as expectativas”, não tendo registado nenhum voto contra ou abstenção.

Segundo revelara próprio numa entrevista recente, o empresário não tinha a expectativa de se recandidatar à liderança da CCP, mas as profundas alterações que foram feitas aos estatutos da confederações resultaram numa mudança de planos. “Face ao desafio que o conjunto de associações e corpos sociais me colocaram, de que já que fui o pai da criança dos estatutos, tenho de o pôr a andar, pelo que aceitei fazer um contrato que os mais próximos sabem que não estava nos planos”, disse o líder da CCP, que considera que este será “um mandato de transição”.

As eleições decorreram esta terça-feira, tendo apenas sido apresentada uma lista, pelo que o resultado já era certo. Em comunicado, a CCP explica que João Vieira Lopes candidatou-se a um novo mandado, tendo como grandes objetivos: afirmar o papel dos serviços na construção de um modelo económico centrado no valor acrescentado, aproveitar as potencialidades dos fundos europeus para acelerar a
digitalização das empresas e dinamizar o comércio como sector importante na cadeia de valor da economia portuguesa.

“Os novos corpos sociais resultam de uma atualização dos estatutos da CCP, que integram de forma equilibrada o Comércio Local, o Comércio Sectorial, os Serviços aos Consumidores e os Serviços às Empresas”, acrescenta a confederação, na mesma nota.

João Vieira Lopes está na presidência da CCP desde 2010, tendo antes ocupado a vice-presidência, entre 2021 e 2010. Em 2018, foi reeleito para o seu terceiro mandato nas rédeas da CCP, período que ficou marcado em parte pela crise pandémica, que colocou uma série de dificuldades às empresas nacionais. Este será o seu quarto e último mandato à frente da confederação em causa.

A CCP abrange mais de uma centena de entidades associativas e empresariais do setor terciário, representando, através das suas várias associações, mais de 200 mil empresas em Portugal.

A confederação liderada por João Vieira Lopes é uma das quatro confederações patronais com assento na Comissão Permanente da Concertação Social, órgão onde, em conjunto com as centrais sindicais e o Governo, se discutem as políticas económicas e sociais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.