[weglot_switcher]

Vinte anos depois, Cristiano Ronaldo não vai ouvir o hino da Liga dos Campeões

É cantado em inglês, alemão e francês pelo coro da Academia de St. Martin e tocado pela Royal Philharmonic Orchestra. O craque português, apelidado de “senhor Champions”, conhece cada palavra de trás para a frente mas após vinte anos de recordes na prova, não irá ouvir o hino esta noite em Old Trafford.
8 Setembro 2022, 19h00

Aos 37 anos e vinte anos depois de se ter estreado em provas europeias ao serviço do Sporting CP, Cristiano Ronaldo vai entrar em campo esta quinta-feira sem ouvir o hino da Liga dos Campeões. Às 20h00, o Manchester United recebe a Real Sociedad em Old Trafford, numa partida a contar para a fase de grupos da Liga Europa.

Apesar de todas as tentativas em continuar a jogar a melhor e a mais excêntrica prova de clubes da UEFA, o jogador português que foi o primeiro a ganhar cinco taças da Liga dos Campeões (uma pelo Manchester United e quatro pelo Real Madrid) continuou em Manchester e terá que se contentar com a estreia da Liga Europa.

Nestes vinte anos, a história de Liga dos Campeões entrelaça-se com os melhores anos na Europa do futebol de Cristiano Ronaldo. Nenhum outro jogador tem quatro golos marcados em finais da prova. O primeiro golo foi pelo United contra o Chelsea em 2008; em 2014 marcou um golo no último minuto dos descontos frente ao Atlético de Madrid. Frente à Juventus, na final de Cardiff em 2017, Ronaldo marcou mais dois golos e deu mais uma ‘Champions’ ao Real Madrid.

140 golos em 183 jogos
Foram, ou são para já, 183 jogos e 140 golos, números que colocam Ronaldo como o jogador com mais aparições e mais tentos na história da ‘Champions’, além dos cinco troféus conquistados, quatro com o Real Madrid e um com o Manchester United (2007/08 com os ‘red devils’ e 2013/14, 2015/16, 2016/17 e 2017/18 com os espanhóis).

Quando aos golos, são 21 com o Manchester United, 105 com o Real Madrid e 14 com Juventus, equipa com que não conseguiu conquistar a sua tão ambicionada, e que seria histórica, sexta ‘Champions’.

Mas os recordes do português não ficam por aqui, já que, em 2013/14, fez 17 golos e tornou-se no melhor marcador de sempre numa única temporada, assim como é o futebolista que mais tentos assinou na fase a eliminar (67), com 35 equipas a saberem pelo menos uma vez o que é sofrer um golo de Ronaldo.

Ao todo, Ronaldo tem um ‘poker’ e oito ‘hat-tricks’ em jogos da ‘Champions’, bem como é o único jogador a marcar em todos os jogos da fase de grupos na mesma época.

Estreia na ‘Champions’ e na Taça UEFA
É preciso recuar até 2002 para se encontrar a última vez que Cristiano Ronaldo jogou uma partida europeia sem ser a Liga dos Campeões. A 19 de setembro de 2002, o Sporting CP recebia o Partizan de Belgrado no Estádio de Alvalade para a primeira mão da antiga Taça UEFA, logo na primeira ronda da prova.

O então campeão nacional em título, liderado por Lazlo Boloni, tinha sido eliminado em agosto na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Inter de Milão, nos dois jogos que marcaram também a estreia de CR7 na prova máxima da UEFA.

Com esta eliminação, o Sporting CP caiu para a Taça UEFA mas também não durou muito tempo nesta prova. Frente ao Partizan de Belgrado, os ‘leões’ começaram por perder em Alvalade por 3-1 com Cristiano Ronaldo a substituir Pedro Barbosa aos 46 minutos. Na segunda mão em Belgrado, o jogador, então com 17 anos, seria titular e uma peça-chave para liderar o 3-1 ao final dos 90 minutos e o empate da eliminatória. No entanto, o Partizan viria a marcar dois golos no prolongamento e a eliminar os ‘leões’ da prova.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.