[weglot_switcher]

VisionWare faz parceria com universidade de Cabo Verde

O reitor da Universidade do Mindelo, Albertino Graça, considera que este protocolo de cooperação também fomenta a “ligação histórica entre Cabo Verde e Portugal, através da criação de reais oportunidades de empregabilidade no nosso país”.
19 Maio 2022, 18h43

A empresa portuguesa VisionWare, que opera no mercado da segurança da informação, assinou esta quinta-feira uma parceria com uma das maiores instituições de ensino superior em Cabo Verde, a Universidade do Mindelo, para estreitar a cooperação entre as duas entidades, gerar, difundir e aplicar conhecimento no sector tecnológico.

A empresa portuense considera que este protocolo com a universidade cabo-verdiana também se insere na estratégia e “aposta contínua” no mercado africano. O intuito é que, a partir daqui, haja uma maior troca de know-how e de talentos especializados em cibersegurança entre Portugal e Cabo Verde.

“Considerando o aumento exponencial de negócio no sector da segurança de informação e a procura, cada vez mais elevada, de recursos humanos especializados, altamente qualificados na vertente de cibersegurança, a VisionWare tem procurado expandir as suas parcerias nacionais e internacionais”, começa por explicar o CEO da VisionWare.

Bruno Castro, que esteve presente na VIII Semana Académica desta universidade, acredita que esta parceria estratégia “acaba por representar uma mais-valia ímpar no âmbito da prestação dos nossos serviços e estratégia de crescimento internacional”, tendo em conta que a Universidade do Mindelo é “uma entidade de referência em Cabo Verde” e pertence “a um dos nossos mercados em expansão, no quadro atual da investigação e no ensino da engenharia informática e sistemas computacionais”.

Para o reitor da Universidade do Mindelo, a assinatura do protocolo com a VisionWare acrescenta “valor” à atual oferta curricular, “permitindo a troca de conhecimento, serviços e parcerias fundamentais entre o ensino e as empresas do sector. “E muito em especial: fomentar esta ligação histórica entre Cabo Verde e Portugal, através da criação de reais oportunidades de empregabilidade no nosso país”, diz Albertino Graça, recordando que o estabelecimento de ensino superior tem licenciaturas e mestrados em engenharia informática e cibersegurança.

A VIII Semana Académica da Universidade do Mindelo conta com o apoio do Governo de Cabo Verde e é dedicada ao tema “Semana do Empoderamento & Transformação Digital”. O CEO da VisionWare foi um dos oradores desta tarde e falou sobre as principais tendências da cibersegurança e as oportunidades de carreira nesta área.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.