[weglot_switcher]

Visita de Donald Trump ao Reino Unido pode ter sido cancelada

Falha ou esquecimento no discurso real pode significar que o presidente norte-americano abandonou mesmo os planos de se deslocar a Londres.
  • REUTERS/Kevin Lamarque
21 Junho 2017, 12h40

A visita de Donald Trump a Londres continua envolvida em mistério. Desta vez foi a própria monarquia a colocar brasas na fogueira ao dar a entender que Donald Trump poderá nem fazer as malas, revela a imprensa britânica.

A rainha Isabel II apresentou esta quarta-feira o programa legislativo do governo perante o Parlamento e, durante o discurso, os funcionários reais não mencionaram a visita de Estado do presidente norte-americano enquanto falavam dos próximos convidados de Terras de Sua Majestade, como o rei Felipe e a rainha Letizia de Espanha.

Os monarcas espanhóis deslocam-se a Londres, no próximo mês de julho, mas não são os únicos. A primeira-ministra britânica, Theresa May, também convidou Donald Trump, depois dos dois governantes terem sido fotografados de mãos dadas na Casa Branca, no início deste ano. Ainda que não exista uma data definida e pública, o discurso real no Parlamento geralmente faz referência a todas as visitas de Estado planeadas para breve, o que desta vez não aconteceu.

No sábado passado, o jornal britânico The Guardian noticiou que o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, tinha adiado a sua viagem ao Reino Unido para evitar protestos, considerando que não existe um apoio público à visita, mas fonte oficial do governo britânico veio responder que nada se tinha alterado apesar de não existirem datas concretas marcadas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.