Visita guiada à Lisboa de Bordalo Pinheiro

Conheça as ruas e os espaços que mais marcaram este alfacinha de gema e nome maior da cultura portuguesa da segunda metade do século XIX. Um passeio feito de muito humor e várias surpresas.

Rafael Bordalo Pinheiro nasceu em Lisboa, na rua da Fé, a 21 de março de 1846. Artista empreendedor e multifacetado, trilhou um caminho muito próprio. Foi editor de jornais e autor de uma vasta obra, das artes gráficas às artes plásticas, passando pela cerâmica e pelo desenho de objetos e decoração.

Exercitou a sua acutilância como poucos, fosse pela palavra escrita, fosse pela caricatura. O seu “lápis” foi temido por muitos e testemunhou boa parte das transformações do Portugal de Oitocentos. Observador acutilante, retratou o quotidiano da sua cidade com o olhar de um cronista, exímio na arte da crítica social.

Irmão de Columbano, amigo de Ramalho Ortigão e de outros ilustres da Geração de 70, esta figura de múltiplos talentos, amante da vida, do teatro e das artes, foi um dos nomes maiores da segunda metade do século XIX. Ao ponto de o seu senhorio – na casa onde viveu, no largo hoje designado “Raphael Bordallo Pinheiro”, na Baixa-Chiado – se ter recusado a cobrar-lhe uma renda, por considerar ser uma honra acolher tão ilustre pessoa.

Esta é apenas uma das muitas histórias que vai ficar a conhecer sobre o criador dessa mítica figura que é o Zé Povinho durante este passeio à Lisboa de Bordalo. E mais não dizemos.

 

As visitas têm lugar todos os sábados das 10h00 às 12h00 até 28 de agosto

Ponto de encontro: Largo Rafael Bordalo Pinheiro, ao Chiado

Inscrições e informações: 215 818 544; bilheteira@museubordalopinheiro.pt

Preço: 5 euros

Recomendadas

Filmes de Mónica Lima, João Gonzalez e Ary Zara premiados no Canadá

A organização do festival, que termina hoje naquela cidade da província canadiana do Quebec, anunciou os vencedores em várias publicações na conta oficial do certame na rede social Instagram. Entre os premiados estão os filmes portugueses “Natureza Humana”, de Mónica Lima, “Ice Merchants”, de João Gonzalez, e “Um caroço de abacate”, de Ary Zara.

PremiumUm carro que tem tudo

Um Skoda com tração total e a diesel!

Workwell lançam WellBeing Games em Portugal para promover o bem-estar no trabalho

A primeira edição dos Wellbeing Games está marcada para o dia 2 de junho, no Estádio Universitário, em Lisboa, é organizada pela Workwell, especialista na implementação de programas e bem-estar nas organizações e tem o apoio oficial do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Fundação do Desporto e Associação de Atletas Olímpicos e o apoio da EDP, Xerox, Nestlé, Novo Nordisk, Sport TV e Decathlon.
Comentários