[weglot_switcher]

Visita guiada à Lisboa de Bordalo Pinheiro

Conheça as ruas e os espaços que mais marcaram este alfacinha de gema e nome maior da cultura portuguesa da segunda metade do século XIX. Um passeio feito de muito humor e várias surpresas.
6 Agosto 2021, 17h40

Rafael Bordalo Pinheiro nasceu em Lisboa, na rua da Fé, a 21 de março de 1846. Artista empreendedor e multifacetado, trilhou um caminho muito próprio. Foi editor de jornais e autor de uma vasta obra, das artes gráficas às artes plásticas, passando pela cerâmica e pelo desenho de objetos e decoração.

Exercitou a sua acutilância como poucos, fosse pela palavra escrita, fosse pela caricatura. O seu “lápis” foi temido por muitos e testemunhou boa parte das transformações do Portugal de Oitocentos. Observador acutilante, retratou o quotidiano da sua cidade com o olhar de um cronista, exímio na arte da crítica social.

Irmão de Columbano, amigo de Ramalho Ortigão e de outros ilustres da Geração de 70, esta figura de múltiplos talentos, amante da vida, do teatro e das artes, foi um dos nomes maiores da segunda metade do século XIX. Ao ponto de o seu senhorio – na casa onde viveu, no largo hoje designado “Raphael Bordallo Pinheiro”, na Baixa-Chiado – se ter recusado a cobrar-lhe uma renda, por considerar ser uma honra acolher tão ilustre pessoa.

Esta é apenas uma das muitas histórias que vai ficar a conhecer sobre o criador dessa mítica figura que é o Zé Povinho durante este passeio à Lisboa de Bordalo. E mais não dizemos.

 

As visitas têm lugar todos os sábados das 10h00 às 12h00 até 28 de agosto

Ponto de encontro: Largo Rafael Bordalo Pinheiro, ao Chiado

Inscrições e informações: 215 818 544; bilheteira@museubordalopinheiro.pt

Preço: 5 euros

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.