[weglot_switcher]

Vitória francesa no Mundial com pouco impacto na economia

O título de campeão do mundo trará mais coesão social aos franceses. Os benefícios económicos serão poucos.
  • 2018 FIFA World Cup Russia
16 Julho 2018, 11h57

A vitória da França no Mundial deu ao país um novo fôlego depois de vários ataques terroristas. De acordo com especialistas consultados pela Bloomberg, a conquista do troféu não trará grandes beneficios para a economia.  “A vitória vai ter impacto na coesão social: unirá as pessoas e criará um sentimento de unidade nacional”, disse Nathalie Henaff, investigadora da Universidade de Limoges. “Os franceses vão consumir de forma diferente, passar mais tempo ao ar livre para comemorar, mudar o comportamento por algum tempo. Então iremos testemunhar uma transferência para o consumo”, acrescentou.

“Les Bleus”, como é a conhecida a seleção nacional, chegará da Rússia com o troféu de ouro de seis quilos. Neste mundial, a França venceu a Croácia por 4 -2. Na corrida até a final, eliminaram a Argentina, o Uruguai e a Bélgica. “Este é um momento feliz, um momento positivo”, disse Bernard Sananes, do instituto de pesquisa Elabe.

No entanto, o impacto da vitória sobre a segunda maior economia da zona do euro dificilmente será sentido. Ludovic Subran, da seguradora de crédito Euler Hermes, explicou à Bloomberg que a vitória pode adicionar 0,1 pontos percentuais ao PIB francês – a economia poderá crescer 1,9% em vez de 1,8%. E também irá melhorar o consumo em 0,2 pontos percentuais para 1,3%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.