[weglot_switcher]

Vodafone, Capgemini e Ericsson em consórcio para ‘test bed’ de 5G

O trio de empresas ligadas às telecomunicações e tecnologia juntou-se para desenvolver um polo de experimentação e certificação de novos produtos e serviços no âmbito do PRR. O espaço físico de trabalho de PME e startups será na sede da Vodafone em Lisboa.
31 Março 2023, 13h21

A Vodafone lidera um consórcio com a Capgemini e a Ericsson para um test bed (polo de experimentação e inovação), âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), destinado a apoiar as empresas no desenvolvimento de novos produtos e serviços área da rede móvel de quinta geração (5G) e modernização das redes de comunicações.

O “Vodafone Boost Lab” – que foi apresentado esta sexta-feira na cidade de Aveiro, aquando da divulgação da Rede Nacional de Test Beds – disponibilizará recursos para que pequenas e médias empresas (PME) e startups possam criar, testar e validar produtos e serviços inovadores ligados ao 5G e ao futuro das comunicações.

Haverá mesmo um espaço físico para este polo de testes-piloto, na sede da Vodafone em Lisboa, e também uma componente móvel para que os empresários tenham acesso digital às ferramentas de experimentação e certificação necessárias à criação destes novos produtos e serviços, num horizonte de funcionamento de médio-longo prazo.

“Esta test bed vai permitir-nos suportar o desenvolvimento de serviços inovadores para as indústrias e permitir-lhes a criação de novas fontes de receita e/ou eficiência operacional”, começa por explicar a diretora executiva da Capgemini Engineering em Portugal. “Acima de tudo, este projeto ambiciona contribuir diretamente para o desenvolvimento coletivo de Portugal, traduzindo o potencial tecnológico das novas gerações tecnológicas em benefícios concretos”, refere Maria da Luz Penedos, em comunicado.

“Neste novo projeto, somamos o nosso know-how de 30 anos e a nossa experiência no 5G, muito anterior ao lançamento comercial desta nova tecnologia, às reconhecidas competências da Ericsson e da Capgemini. De forma cooperativa, juntamos vontades, esforços e recursos para ajudarmos as PME a acelerar a transição digital, robustecer a competitividade e impulsionar a produtividade do tecido empresarial português”, disse o ainda CEO da Vodafone Portugal, na mesma nota.

Mário Vaz, que deixa a liderança da Vodafone Portugal a partir de amanhã, considera que “esta é uma oportunidade única criada pelo PRR”. “Eembora apostados no 5G e no seu potencial, com o Vodafone Boost Lab estamos já hoje a capacitar a economia nacional e os seus produtos a pensar nas futuras gerações de redes. É o melhor contributo que podemos dar ao Portugal do futuro”, sublinhou o futuro CEO da Vodafone Espanha.

“Das empresas aos consumidores, e abrangendo quase todos os sectores, a conectividade móvel e a tecnologia 5G estão a expandir a tecnologia para limites inimagináveis, permitindo a maior plataforma de inovação de todos os tempos. A criação desta test bed em Portugal, em conjunto com a Vodafone e a Capgemini, irá libertar o potencial do 5G para a economia e sociedade portuguesas, permitindo que as PME e startups beneficiem da sua abertura, tecnologia de ponta e expertise”, Juan Olivera, CEO da Ericsson Portugal.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.