[weglot_switcher]

Volume de negócios nos serviços teve crescimento de 6% em março

A secção de comércio por grosso e de reparação de veículos automóveis e motociclos foi a mais influente no aumento do índice de volume de negócios nos serviços, no mês de março, com um contributo de 3.4 pontos percentuais.
10 Maio 2019, 11h22

O índice de volume de negócios nos serviços apresentou um aumento de 6,0% em março, um resultado superior em 2,4 pontos percentuais (p.p.) ao observado no mês anterior, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No primeiro trimestre de 2019, a variação homóloga dos serviços situou-se em 4,8%, tendo sido de 2,3% no trimestre precedente. Já a variação do índice de volume de negócios nos serviços foi de 1,9%, com uma diminuição de 0,6% no mês de fevereiro.

A secção de comércio por grosso e de reparação de veículos automóveis e motociclos foi a mais influente no aumento deste índice em março, com um contributo de 3.4 p.p., que teve um resultado de crescimento homólogo de 6,0%, sendo que no mês anterior se fixou em 3,4%.

O índice de emprego nos serviços apresentou uma variação homóloga de 0,8% em março, tendo sido de 1,0% no mês precedente. A variação mensal do índice de emprego passou de 0,4% em fevereiro para 1,1% em março, sendo que em fevereiro de 2018 a taxa se tinha fixado em 0,3% e em março do mesmo ano foi de 1,3%.

O índice de remunerações efetivamente pagas registou um aumento homólogo de 4,9% em março (4,7% no mês anterior). Face a fevereiro, o índice de remunerações nos serviços aumentou 3,8% (3,6% em março de 2018).

O índice de volume de trabalho, medido pelo número de horas trabalhadas ajustado dos efeitos de  calendário, apresentou uma variação homóloga de -1,7% (2,0% em fevereiro). A variação mensal do índice de volume de trabalho foi 2,5% em março (6,3% em igual período do ano anterior).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.