[weglot_switcher]

Von der Leyen confirma transferência de segunda tranche de apoio financeiro à Ucrânia de 300 milhões

A transferência que seguiu esta sexta-feira para Kiev, é o segundo desembolso desse pacote de apoio financeiro de emergência, no valor total de 1200 milhões de euros.
18 Março 2022, 13h49

A Comissão Europeia anunciou, esta sexta-feira, ter processado a segunda transferência do pacote de apoio financeiro da União Europeia concedido à Ucrânia.

Na rede social Twitter, Ursula von der Leyen deu conta de mais uma conversa por videoconferência com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, durante a qual teve oportunidade de lhe confirmar o “apoio inabalável da União Europeia”, nomeadamente na avaliação do pedido de adesão que o país apresentou dias depois do início da ofensiva da Rússia.

Na mesma publicação, a chefe do executivo comunitário confirmou a transferência de 300 milhões de euros correspondente ao pagamento da segunda tranche do seu pacote de assistência macrofinanceira à Ucrânia.

“O caminho europeu da Ucrânia já começou”, recordou.. “Alturas como estas requerem visão, firmeza e energia para seguir um passo depois do outro”.

A transferência, que segundo Von der Leyen é “dinheiro que o corajoso povo da Ucrânia precisa neste momento para apoiar as finanças do país”, é o segundo desembolso desse pacote de apoio financeiro de emergência, no valor total de 1.200 milhões de euros, para o reforço da estabilidade macroeconómica do país.

O primeiro pagamento, também de 300 milhões de euros concretizou-se na semana passada, sendo que os restantes 600 milhões serão desembolsados no final do ano, como previsto no memorando de entendimento assinado entre Bruxelas e Kiev.

Mas além deste pacote, a Comissão aprovou esta sexta-feira um novo apoio orçamental de 120 milhões de euros para subsidiar acções do Governo ucraniano no reforço da preparação e gestão de crises, ao nível central e local.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.