[weglot_switcher]

Wall Street encerra em alta, animada com perspetivas de acordo em Washington

As tecnológicas marcam a semana, com o Nasdaq a engordar 2%. O industrial Dow Jones avança 1% e o empresarial S&P 500 soma 1,3%. Wall Street olha expectante para um acordo quanto ao tecto da dívida norte-americana.
26 Maio 2023, 21h09

As ações da bolsa norte-americana encerraram a sessão desta sexta-feira em forte alta. À medida que se aproxima o fim-de-semana, com os mercados encerrados, é a expectativa dos investidores que seja alcançado um acordo nas negociações do tecto da dívida norte-americana.

Os três principais índices fecharam o dia (e a semana) a registar ganhos: o industrial Dow Jones escalou mais de 300 pontos, ou 1%. Já o empresarial S&P 500 engordou 1,3%, mas foi o tecnológico Nasdaq que mais brilhou nesta sessão, ao avançar 2,2%, e impulsionado pelo ânimo em torno da Nvidia – que se poderá tornar a sexta cotada norte-americana a valer mais de um bilião de dólares (trillion, em inglês).

Destaque nesta sessão para a Intel e para a American Express. A fabricante de processadores aproveitou a boleia da Nvidia e valorizou 5,8%. Já a financeira escalou 4,1%.

Para o Nasdaq, esta foi a quinta semana consecutiva de ganhos, na casa dos 2,5%, e também o S&P 500 espera avançar 0,3% até ao final da próxima semana. Contudo, as nuvens negras da negociação do tecto da dívida soberana arrefeceram o Dow Jones, que fecha a semana a perder 1%.

Tanto o FMI como a secretária de Estado do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, alertaram para a urgência em alcnaçar um acordo antes do dia 1 de junho (quinta-feira), correndo-se o risco da maior economia mundial entrar em default.

Novos dados publicados esta sexta-feira de manhã mostram que a inflação nos Estados Unidos cresceu mais do que se esperava no mês de abril. O indicador agravou 0,4% no último mês e mais de 4,7% desde abril do ano passado.

No mercado cambial, o euro contraria a tendência do início desta tarde e está a esta hora a valorizar 0,02% face ao dólar norte-americano que, por sua vez, continua a trajetória de valorização face ao iene japonês em 0,38%. A moeda comunitária vale agora 1,0729 dólares.

Já nas commodities, o ânimo em Wall Street esfregou no crude. O barril de Brent valoriza 1,02% por cerca das 21h26, com preço fixado acima dos 77 dólares. Já o texano WTI valoriza 1,35% a ser negociado nos 72,80 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.