[weglot_switcher]

Wall Street espera por boas notícias da Fed

O Nasdaq está claramente mais fraco do que os seus parceiros. E Janeiro é o mês que costuma ser um barómetro do que se irá passar no resto do ano.
26 Janeiro 2022, 12h35

Depois de duas voltas na montanha russa de Wall Street, com variações durante os dois últimos dias bastante significativas, os investidores estão esta quarta-feira um pouco mais optimistas quanto ao que será decidido na reunião do banco central norte-americano que termina hoje.

Ou seja, esperam que não haja surpresas no sentido de uma mentalidade ainda mais hawkish do que aquela que tem sido veiculada por vários dos seus membros, e que colocou o sentimento geral à espera de uma normalização agressiva da política monetária.

Com o registo dos principais índices no vermelho desde o início do ano, o cenário para 2022 está assim bastante cinzento quando nos aproximamos do final de Janeiro, um mês que costuma ser um barómetro do que se irá passar no resto do ano.

Averbando perdas de -13,5%, o Nasdaq está claramente mais fraco do que os seus parceiros, uma vez que o S&P500 desliza -8,6% e o Dow Jones apenas -5,6%, evidenciando o custo que a subida dos juros está a ter nos activos de maior crescimento, mas com prazos superiores de rentabilização.

Hoje, por volta das duas da tarde, hora de Nova Iorque, o mercado irá ter maior clarividência sobre as próximas ações da Reserva Federal (Fed), que se esperam incluam o fim da compra de activos em Março, bem como a subida dos juros para uma data muito similar ou até imediatamente após o cumprimento desse objectivo, sendo para já uma incógnita importante de aferir quando irá o banco central começar a reduzir o seu balanço, algo que os investidores também já aguardam para este ano.

Deste lado do Atlântico e depois da presidente do BCE, Christine Lagarde, ter recusado uma subida dos juros para este ano, as expectativas do mercado já incorporaram essa possibilidade, o que a ser validado em próximas reuniões do BCE poderá vir a condicionar positivamente o EUR/USD nos próximos meses.

O gráfico de hoje é do Nasdaq, o time-frame é de 1 hora.

 

O índice tecnológico está num canal ascendente (azul) onde a linha superior poderá oferecer resistência no curto prazo.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.